Plano de ação e contingência contra Covid -19 é apresentado

Plano
Plano de ação e contingência contra Covid -19 é apresentado

Na oportunidade foram discutidas estratégias preliminares de ações em saúde para o combate à doença

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma reunião objetivando apresentar o plano de contingência para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira (11), na sede do órgão.

Participaram do evento a comissão técnica responsável pela elaboração do projeto e representantes de diversos setores ligados à pasta. Os diálogos foram mediados pelas superintendentes de Vigilância em Saúde, Micheline Bezerra; da Atenção Especializada July Karoliny e pela coordenadora do Departamento de Auditoria e a Avaliação, Jackeline Gomes.

Na oportunidade foram discutidas estratégias preliminares de ações em saúde para o combate à doença. O plano prevê medidas para os fluxos de notificação, monitoramento de casos suspeitos e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e os possíveis encaminhamentos para os hospitais de referência.

"A meta é continuar mobilizando os recursos humanos e logísticos para fazermos frente a essa problemática mundial. Apesar de não termos nenhum registro de pessoas contaminadas com o vírus no município, o governo municipal segue realizando medidas preventivas e educativas em toda cidade. Na primeira reunião realizada no início do mês de março, solicitamos junto à Chesf uma ala que está desativada no Hospital Nair Alves de Souza para servir de enfermaria e isolamento nos casos de recomendações de internamento de pacientes com suspeita da doença. Os técnicos dos hospitais da cidade e do Laboratório Central (LACEN) estão sendo capacitados para realizarem a coleta da secreção, utilizada para o exame de detecção da doença", explica o secretário de Saúde Ghiarone Garibalde.

Ele ressalta que a participação de todos é imprescindível para a proteção da comunidade contra a enfermidade.  “Nós estamos empenhados nesta causa, atualizando diariamente as informações e orientações que são repassadas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, ressaltou.

Novo Coronavírus

A doença chamada de Coronavírus (COVID-19) foi descoberta no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e em outros países. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), provocado pelo SARS-CoV. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

Veja fotos em Plano de ação e contingência contra Covid -19 é apresentado