Abertas vagas gratuitas para curso de gastronomia social e sustentável em Salvador

Abertas
Programa para pessoas em situação de vulnerabilidade está com inscrições abertas até 23 de julho

Um curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. O Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável, está na sua quinta turma na capital da Bahia, após formar 12.000 alunos pelas cidades de Itacaré e Trancoso, São Paulo e Rio de Janeiro. O curso é apoiado pelo Instituto Terra Firme, e será ministrado na Universidade Salvador (UNIFACS), uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste. O início do curso está previsto para segunda quinzena de agosto.

O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas também abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional. As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho e podem ser realizadas através do site https://institutocapimsanto.org.br/cozinha-do-amanha/.

“No segundo semestre, seguimos animados em levar adiante nossos projetos, com o propósito de transformar vidas por meio da gastronomia. Salvador, com toda a sua riqueza cultural e tradição culinária reconhecida internacionalmente, é o lugar ideal para isso. Queremos abrir caminhos para que os talentos locais ganhem protagonismo e escrevam suas próprias trajetórias”, diz Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo. Original de Ilhéus, Luccio é gestor de empresas e formado em gastronomia com extensão na Espanha.

Com uma carga horária de 200 horas, as aulas abrangem técnicas práticas e teóricas. Após a conclusão do curso, aproximadamente 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores.

“O projeto na UNIFACS é de grande importância social e estamos dedicados a dar continuidade nessa transformação. Através de um curso de curta duração com aulas práticas e teóricas, vamos capacitar pessoas para atuarem nas cozinhas de restaurantes e bares da cidade. Nosso Centro de Práticas oferece um ambiente ideal para que os alunos coloquem a mão na massa e adquiram o conhecimento necessário para seguir carreiras na gastronomia. Este projeto reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e a formação de profissionais qualificados”, afirma Luísa Talento, coordenadora do Curso de Gastronomia da Universidade Salvador, integrante do Ecossistema Ânima Educação.

A iniciativa tem apoio do Instituto Terra Firme, que atua com educação, empreendedorismo, esporte, arte e cultura na Bahia. “O apoio à educação e ao empreendedorismo em Salvador é prioritário para o Instituto Terra Firme. Nossa meta é, ao lado dos parceiros, proporcionar ao mercado profissionais com sólida formação, além de um olhar voltado para valorização da identidade regional e para a promoção da sustentabilidade”, afirma a presidente do instituto, Flávia Peres Lima.

Crédito: Divulgação