Vitinho, de Paulo Afonso para Europa! - Portal Pa

Vitinho, de Paulo Afonso para Europa!

Vitinho,
Vitinho, de Paulo Afonso para Europa!

O pauloafonsino, Zé Vitor ou simplesmente Vitinho, como é carinhosamente chamado por todos nós, teve sua trajetória iniciada nos campos de pelada de Paulo Afonso já começa a aquecer o frio inverno europeu com seu estilo sertanejo e goleador na equipe do If Frej, da Suécia. Com um início de carreira que teve altos e baixos, passando por vários clubes nordestinos, finalmente veio a grande oportunidade de ir para o sul do País e por lá as coisas boas começaram  a surgir, Viitinho, com seu estilo e faro apurado para marcar gols foi galgando seu espaço na equipe do Tubarão, de Santa Catarina, onde chegou para jogar o catarinense sub 20, disputar a Taça São Paulo, onde se destacou ,voltando para disputa  do  estadual , foi artilheiro do certame o que fez a comissão técnica levá-lo para o time profissional eem pouco tempo conseguir transferência para o futebol europeu, conversamos com o Vitinho que nos concedeu a entrevista a seguir:

01.    Como foi a recepção de sua chegada em terras européias?
R. Minha chegada foi na pré-temporada do clube que estava acontecendo na Turquia, o que me favoreceu bastante para integrar-me ao grupo, fui muito bem recebido por todos, também fui acompanhado pelos dirigentes que estiveram no Brasil vendo  meus trabalhos,  os jogadores, comissão técnica deram total apoio para me sentir a vontade.

02.    Já passado alguns meses como está o processo de adaptação?
R. Como te falei, o grupo aqui é jovem e o povo sueco te um grande respeito e carinho por nós brasileiros, no dia a dia tenho tido acompanhamento dos amigos, o clube tem investido em mim, inclusive estou fazendo curso de inglês para facilitar minha comunicação, mas no futebol a linguagem é uma só rsrsrs tenho que fazer gols que a compreensão fica mais fácil.

03.    Quantos estrangeiros compõem o elenco do clube?
R. A maior parte do elenco é formada por suecos, isso porque como você pode observar o futebol da Suécia esta em ascensão, mas nós temos alguns estrangeiros no clube, o venezuelano. Andress, o Pedro Ribeiro, que jogou com o Kaká, a liga americana e um italiano.

04.    A estrutura do clube te oferece condições para imaginar coisa maiores a nível de Europa?
R. Os clubes e o País são super organizados, as estruturas aqui são de primeiro mundo o que tem me favorecido em vários aspectos para meu crescimento dentro e fora de campo, espero fazer uma boa temporada para marcar meu nome por aqui e quem sabe em breve ir para um gigante europeu, é o sonho de todo jogador quando tem uma oportunidade.

05.    Quanto times disputam o campeonato sueco?
R. Nossa liga é composta por dezesseis equipes n disputa, é um campeonato bastante competitivo com várias equipes que podem brigar pelo título, no momento estamos numa posição intermediária na tabela, mas a tendência que vamos crescer e quem sabe brigar pelo título.

06.    Como está sendo sua adaptação ao estilo de jogo europeu?
R. O futebol aqui é muito intenso apesar do friozão rsrsrs pouco a pouco estou entendendo melhor o sistema que praticamos, tenho certeza que vou evoluir e fazer os gols que minha equipe precisa e quando chegar o verão já adpatado definitivamente quero cravar meu nome na artilharia.

07.    E os gols já começaram a sair?
R. Não esta sendo fácil rsrsrsr a bola esta ingrata esses dias, bate na trave, passa perto, mas o importante que já consegui balançar as redes uma vez e espero dar sequência aos gols, porque centroavante vive de gols.

08. Qual mensagem você deixa pra gurizada que sonha em chegar a jogar na Europa?
R. Todos temos um sonho quando nos tornamos jogador, graças a Deus no meio de milhares de jogadores estou tendo essa oportunidade acho que até antes do que imaginei, para que isso acontecesse eu ralei bastante, errei algumas vezes, sorte que tive tempo para corrigir, você que quer ser jogador, precisa esta focado, ter responsabilidade, ser determinado nos objetivos, obedecer os professores, respeitar os mais velhos e principalmente pensar que seu esforço pode ajudar seus familiares, agarre com unhas e dentes, seja humilde, só pense em trabalhar que com certeza tudo dará certo. Nesse momento todos meus esforços são para que em breve possa chegar ai e presentear minha mãe com uma casa e ter orgulho de minha luta. Obrigado Paulo Afonso e um beijo nos corações de todos que rezam e torcem por mim!

Por Beto da Liga
Fotos: Beto da Liga

Veja fotos em Vitinho, de Paulo Afonso para Europa!