Agosto lilás: Paripe recebe projeto de combate à violência doméstica e de gênero neste sábado

Agosto
O bairro recebe “SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio”, um projeto com programações gratuitas que inclui espetáculo, palestra, websérie e sarau com artistas da comunidade

O bairro recebe “SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio”, um projeto com programações gratuitas que inclui espetáculo, palestra, websérie e sarau com artistas da comunidade.

 

Agosto Lilás é o mês dedicado ao combate à violência doméstica, dessa forma, o projeto SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio chega ao bairro de Paripe neste sábado, 24 de agosto, como mais uma iniciativa voltada ao enfrentamento e combate à violência doméstica, de gênero e feminicídio. A partir das 09 horas da manhã, na Associação Beneficente Nossa Senhora Medianeira, o público poderá participar  de diversas atividades incluindo mediação cultural, sarau, exibição da websérie SOBEJO: Processo Indeferido, a peça teatral SOBEJO e um debate com ativistas da causa. O projeto é uma idealização da atriz, produtora e mediadora cultural, Eddy Veríssimo.

SOBEJO - Foto Jorge Jesus 01

 

Entre as ações gratuitas, o público poderá acompanhar uma sessão de exibição dos cinco episódios da websérie “SOBEJO: Processo Indeferido”, na qual cada uma das cinco atrizes representa um formato de violência doméstica: física, psicológica, moral, matrimonial e sexual. A websérie surgiu a partir do monólogo “SOBEJO”, baseado em fatos reais e interpretado por Eddy Veríssimo, com direção de Luiz Buranga.

SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio _ Foto_ Jorge Jesus 02

 

Na ocasião, teremos as poetas Cassiane Paixão, membro e fundadora do Coletivo Incomode; Graciele de Jesus, militante do movimento negro; e Dejanira Rainha, idealizadora do projeto social antirracista e antimachista Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio. Para o debate, estará presente Nadjane Purificação, ativista no combate à violência doméstica, educadora social, palestrante, fundadora do projeto Política Humanizada, além de Sirlene Assis, que é presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais.

 

SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio chega como uma iniciativa transformadora, especialmente para mulheres que vivem em regiões periféricas. Oferecendo um espaço de acolhimento e livre de julgamentos, onde as participantes podem se sentir à vontade para aprender através de expressões artísticas, debates e relatos de outras mulheres sobre os sinais de violência e os direitos das mulheres.

 

Esta será a segunda apresentação de SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio, o projeto seguirá com futuras apresentações em Plataforma e Ilha de Maré. A estreia aconteceu no dia 02 de agosto no Colégio Estadual Clériston Andrade, bairro de Itacaranha. Acompanhe atualizações sobre o projeto através da https://linklist.ai/sobejo1 no perfil do instagram @sobejo.espetaculo.

 

SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

SERVIÇO

O quê? SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? sábado, 24/08

Que horas? 09 horas

Onde? Associação Beneficente Nossa Senhora Medianeira, em Paripe.

Quanto? Gratuito

Informações: https://linklist.ai/sobejo1 @sobejo.espetaculo

 

Texto: Scila Brito