ASSAÍ REFORÇA COMPROMISSO COM DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE E ALCANÇA MARCOS HISTÓRICOS

Por Assessoria de Comunicação
25/03/2025 21:34
309
Março de 2025 – O Assaí Atacadista segue avançando em suas práticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade. Ao longo de 2024, a Companhia consolidou importantes conquistas nessas frentes, reafirmando seu compromisso com uma gestão mais representativa e operações mais sustentáveis.
Ao encerrar o ano, a Companhia atingiu um marco histórico: 45,8% de seus cargos de liderança (gerentes e acima) são ocupados por pessoas negras, o maior percentual já alcançado pela Companhia, avanço de 2,3 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023.
Além disso, 65,5% dos(as) colaboradores(as) se autodeclaram negros(as), evidenciando o compromisso da rede com a inclusão. A participação feminina na liderança também deu um passo importante, subindo para 25,7%, o que representa um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao final de 2023.
A presença de profissionais 50+ também cresceu: 9,6% do quadro de colaboradores é composto por pessoas dessa faixa etária, o que significa um aumento de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, 5,3% dos colaboradores(as) são pessoas com deficiência, mantendo a rede acima da cota legal estabelecida.
Esses resultados refletem o empenho contínuo do Assaí em promover a diversidade e inclusão, fatores essenciais para a construção de um quadro de profissionais mais condizente com a realidade dos clientes que atendemos, fortalecendo nosso compromisso com um atendimento mais representativo e completo.
Redução nas emissões de gases do efeito estufa
No pilar da sustentabilidade, a Companhia avança com medidas para tornar suas operações mais eficientes e de baixo impacto ambiental. A Companhia reduziu em 10% suas emissões de GEE dos escopos 1 e 2 em 2024 no comparativo do quatro trimestre do ano anterior sobre o mesmo período de 2023. O avanço reflete a evolução da estratégia da Companhia para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis, com foco na transição para uma economia de baixo carbono. Neste cenário, a empresa mantém a meta de reduzir em 38% as emissões brutas de CO₂ dos escopos 1 e 2 até 2030, tendo como base os dados de 2015 (quando tinha um parque de lojas com uma quantidade que era cerca de 1/3 em relação às 302 unidades atuais).
No escopo 1, que abrange as emissões diretas da operação, 85% das emissões do Assaí estão relacionadas aos gases refrigerantes utilizados na refrigeração dos balcões e climatização das lojas. Para mitigar esse impacto, a Companhia investe continuamente na modernização de seus sistemas de refrigeração, substituindo equipamentos antigos por tecnologias que utilizam gases naturais com menor potencial de aquecimento global (GWP – Global Warming Potential). Atualmente, as lojas operam com sistemas refrigerantes mais eficientes, reduzindo significativamente as emissões de GEE e otimizando o consumo energético das unidades. Esse avanço se alinha às melhores práticas globais do setor e reforça o compromisso do Assaí com a mitigação das mudanças climáticas.
Eficiência energética e expansão do uso de fontes renováveis
No escopo 2, que se refere ao consumo de eletricidade adquirida, o Assaí vem ampliando o uso de energia limpa em suas operações. A migração para o Mercado Livre de Energia – iniciada em 2019 – prioriza fontes renováveis, como energia eólica, solar, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.
Hoje, 97% das lojas já operam sob esse modelo, e a meta é atingir 100% ainda em 2025. Além disso, todas as novas lojas da rede são equipadas com tecnologias de ecoeficiência, como iluminação 100% LED e sistemas de economia de água e energia.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).
Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.
Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Crédito: Divulgação