Bahia recebe quatro carretas de saúde do Agora Tem Especialistas

Bahia
A população de Cruz das Almas, Ribeira do Pombal, Eunápolis e Barreiras e região poderá ser atendida a partir desta sexta-feira (30)

 

Na quarta rodada de deslocamento das carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas, o município de Eunápolis(BA) recebe, pela primeira vez, uma unidade móvel de saúde oftalmológica do governo federal, que vai prestar atendimento médico especializado para a população de oito municípios do extremo sul da Bahia, desde a avaliação inicial oftalmológica até a realização das cirurgias de catarata com implantação de lente intraocular dobrável e também o reposicionamento de lente intraocular. 

A cerimônia de lançamento da carreta acontece nesta sexta-feira, 30, às 9h, na Praça do Pequi, com a presença da diretora de Cooperação Técnica do Ministério da Saúde, Aline Costa.

A carreta oftalmológica do Ministério da Saúde em Eunápolis atua para desafogar a demanda reprimida por atendimentos médicos de saúde ocular, ampliar o acesso aos serviços especializados e reduzir o tempo de espera por cirurgias de catarata da região do extremo sul do estado, a principal causa de perda visual reversível no país.    

Totalmente estruturada com consultórios médicos e salas de cirurgia, a unidade móvel de saúde oftalmológica, que também realiza mapeamento de retina e ultrassom ocular, está posicionada na Praça do Pequi, em Eunápolis, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, durante 30 dias, com capacidade de até 150 atendimentos por dia.

Os atendimentos são feitos por meio de agendamento realizado pela secretaria municipal de saúde dos pacientes do SUS que aguardam o serviço.

Além de Eunápolis, pacientes de outros sete municípios que compõe a Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Guaratinga), serão atendidos.

Cruz das Almas

O município de Cruz das Almas (BA) recebe, pela primeira vez, uma unidade móvel de saúde de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

Com foco no diagnóstico precoce de doenças e eficácia de tratamentos, a unidade móvel de saúde do governo federal ofertará consultas com especialistas, tomografias e ultrassonografias, essenciais para realizar a descoberta precoce de doenças e definir a conduta médica em tratamentos, para pacientes do SUS agendados e encaminhados pelo município.

Totalmente estruturada com insumos, equipamentos e uma equipe multiprofissional, a carreta está posicionada na Praça Senador Temístocles, local onde o lançamento vai acontecer.

A cerimônia de abertura acontecerá nesta sexta-feira (30), às 9h, em frente à carreta, com a presença da superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli, e da secretária estadual de saúde, Roberta Santana.

A carreta irá realizar gratuitamente exames de tomografia de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, para a população dos municípios de Cruz das Almas, São Félix, Cachoeira, Muritiba, Governador Mangabeira, Conceição da Feira, Maragogipe, Sapeaçu e Cabaceiras do Paraguaçu, por 60 dias.

Saúde da mulher

Na Bahia, outras duas carretas de saúde da mulher realizarão atendimentos em Barreiras e Ribeira do Pombal a partir desta sexta, em carretas que estão posicionadas em frente à policlínica regional do município.

As pacientes poderão realizar consultas ginecológicas e exames para rastreamento de câncer de mama e de colo de útero.

O objetivo das unidades móveis de saúde é ampliar o acesso da população ao ao atendimento médico especializado e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assistência especializada em todo o território nacional

As 42 carretas do Agora Tem Especialistas levam atendimentos de saúde da mulher, oftalmológicos e de exames de imagem até regiões onde a população enfrenta dificuldades de acesso aos cuidados médicos especializados, pouca oferta de serviços e de estrutura de saúde e alta demanda por assistência especializada, apontada pelos municípios.  

As unidades móveis começaram a atuar no Outubro Rosa e, desde então, vêm aumentando em número progressivamente e desafogando a demanda reprimida, chegando a zerar a fila do SUS em algumas localidades.

Até o final de 2026, o país contará com 150 unidades em funcionamento em locais de difícil acesso, com alta demanda e pouca estrutura de saúde. Cada uma permanece nos territórios por pelo menos 30 dias.   

Agora Tem Especialistas

O programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde é uma iniciativa para apoiar estados e municípios e está voltado para a expansão da assistência e redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS através de várias ações, mobilizando a estrutura de saúde pública e privada em todos os cantos do país. 

Para aumentar a oferta de atendimentos do SUS, além de levar unidades móveis de saúde da mulher, de realização de exames de imagem e com serviços oftalmológicos, a iniciativa oferece a expansão do atendimento médico especializado com a realização de mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas para os finais de semana e o turno noturno, parceria com o setor privado, filantrópico e de planos de saúde para atendimento dos pacientes da rede pública e provimento de mais médicos especialistas, dentre outros.