Boletim aponta queda da taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid

Boletim
Boletim aponta queda da taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid

Alagoas tem, oficialmente, quase 44 mil casos confirmados do novo coronavírus.



Os boletins publicados nos últimos dias apontam a queda da taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratamento de casos de Covid em Alagoas. Nessa sexta-feira (10), por exemplo, 165 das 267 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - ou seja, 62%, - tinham pacientes internados. Na capital, o percentual é de 59%, e, no interior, de 67%.

Até a semana passada, o percentual de ocupação dos leitos superava 70% no estado, situação que preocupava médicos, que alertavam sobre o risco de colapso da rede hospitalar. Essa redução é importante, principalmente quando se inicia a retomada de serviços essenciais, como ocorreu em Maceió.

Pouco mais de 40% do total de 1.303 leitos - que incluem UTI e clínicos - estão ocupados em Alagoas. Arapiraca, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema apresentam taxas mais altas de ocupação, respectivamente, 72% e 100% nas duas últimas cidades.

Nessa quinta-feira (9), a Secretaria de estado da Saúde (Sesau) informou que 160 dos 267 leitos de UTI estavam ocupados, um percentual de 60% em Alagoas. O estado tem, oficialmente, quase 44 mil casos confirmados do novo coronavírus, 36,3 mil pessoas recuperadas da doença e 1.246 óbitos.
Reportagem publicada no dia 30 de junho mostrou dados do G1 em relação à ocupação das UTIs na região Nordeste. Alagoas só perdia para o Rio Grande do Norte e tinha um percentual que ultrapassava 80%.



Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com
FOTO: DIVULGAÇÃO