Brand Finance: Natura lidera ranking no quesito ambiental

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Entre as marcas do setor de cosméticos, a empresa é a única listada no relatório

A Natura, líder global em sustentabilidade e práticas ESG, foi reconhecida pela consultoria independente Brand Finance no âmbito ambiental. Essa foi a primeira vez que o ranking adota um recorte específico para a área ESG, avaliando as marcas que os consumidores consideram mais comprometidas com a temática. 

A Natura mantém um relacionamento de 25 anos com fornecedores da Amazônia, impactando atualmente mais de 10 mil famílias que atuam de forma sustentável para o fornecimento de 46 bioinsumos e contribuem para a preservação de 2,2 milhões de hectares de floresta em pé, o equivalente a 14 cidades de São Paulo. Na prática, a Natura fomenta o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, ao mesmo tempo em que conserva o ambiental. 

Ser uma empresa que transforma desafios socioambientais em oportunidades de negócios é uma das premissas da Natura há décadas. Para se ter ideia, a companhia foi pioneira na indústria de cosméticos ao lançar refis em 1983. Já em 2024 foi lançado o Plano de Transição Climática para alcançar o patamar de emissões líquidas zero (net zero) até 2030 (escopos 1 e 2) e redução de 42% para o escopo 3. Para 2050, o objetivo é ser uma empresa 100% regenerativa. 

Já para medir seus impactos para além do valor financeiro, a Natura adota a metodologia iP&L, que atribui valor monetário a seus impactos também nos capitais Natural, Social e Humano. A ferramenta inovadora, o iP&L é o resultado de uma jornada de décadas da empresa.

Considerando apenas marcas do setor de cosméticos, a Natura é a única presente também nos rankings de marcas mais valiosas e mais fortes do Branded Finance, na 11ª e 12ª posição, respectivamente. Anualmente, a consultoria avalia mais de 6.000 das maiores marcas do mundo e, desde 2013, o relatório Brand Finance Brazil publica o ranking das 100 marcas brasileiras mais valiosas e fortes.