Bruno Reis anuncia restaurantes populares e transporte gratuito para ambulantes no Carnaval 2026

Por Ana Virgínia / Secom PMS
29/12/2025 14:46
47
O prefeito Bruno Reis anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (29), que a Prefeitura de Salvador vai implantar restaurantes populares exclusivos para ambulantes durante o Carnaval de 2026, além de garantir transporte gratuito aos trabalhadores. As medidas já estão em vigor no Festival Virada Salvador e passam a integrar a política permanente de apoio aos trabalhadores informais em grandes eventos da cidade.

O anúncio foi feito durante visita ao Restaurante Popular montado para atendimento exclusivo dos ambulantes, que passou a funcionar na Vila de Serviços da Prefeitura, dentro da Arena O Canto da Cidade. A mudança de local tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores que atuam diretamente na operação do festival, assegurando mais conforto e melhores condições durante a jornada de trabalho.

De acordo com Bruno Reis, as ações integram um conjunto de medidas voltadas à promoção do trabalho digno e fazem parte de uma estratégia que utiliza o Festival da Virada como laboratório para políticas públicas que serão ampliadas no Carnaval. Segundo o prefeito, a experiência bem-sucedida reforça o compromisso da gestão municipal com a geração de renda e a melhoria das condições de trabalho dos ambulantes.
“Nós assumimos o compromisso com o trabalho decente no Carnaval, firmamos um pacto e resolvemos antecipar esses compromissos já aqui no Festival da Virada, que funciona como um teste. Está dando tudo certo. Vamos implementar o restaurante popular tanto no circuito do Campo Grande quanto no circuito Barra-Ondina, garantir transporte gratuito durante praticamente os dez dias de Carnaval, além de outras ações, como locais para banho, recarga de maquininha para Pix e todo o apoio aos catadores, para que possam trabalhar com dignidade, garantir o sustento de suas famílias e ter dias melhores”, afirmou.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância do cuidado com os trabalhadores informais durante grandes eventos. “Esse trabalho é fundamental. É a oportunidade de cuidar dos ambulantes e permitir que eles atuem com mais tranquilidade. Pensamos em várias estratégias, como a passagem de ônibus, para que não precisem dormir no local de trabalho, além da alimentação, que traz ainda mais segurança e tranquilidade para eles”, ressaltou.
Uma das beneficiadas pela iniciativa, a ambulante Maria Bárbara Sousa Mendes elogiou a ação e a proximidade da gestão municipal com os trabalhadores. “O prefeito é miserável, rapaz, miserável de bom, não de ruim. É um prefeito moleque, prefeito favela, chega junto com a gente, não tem caô. Oxe, mil graus: banho, guardando meu balão, passagem de ônibus 0800. Só o prefeito mesmo pra fazer isso; o resto é fake news”, disse.
Acolhimento – Além do Restaurante Popular, o prefeito Bruno Reis também visitou as instalações do projeto Salvador Acolhe. Durante a visita, conheceu as dependências do espaço, conversou com a equipe técnica, brincou com as crianças e participou de atividades recreativas com os pequenos atendidos pelo serviço.
O Salvador Acolhe é uma ação da Prefeitura de Salvador que garante cuidado, proteção e acompanhamento aos filhos de ambulantes cadastrados e catadoras de materiais recicláveis que atuam no Festival Virada Salvador e não têm com quem deixar crianças e adolescentes durante o período de trabalho. O espaço funciona 24 horas durante os dias do evento e conta com equipe multidisciplinar, berçário, alimentação, atividades educativas e serviços de saúde.
A titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou o impacto da visita institucional e a tranquilidade da operação. “As crianças ficaram muito felizes com a visita do prefeito, da vice-prefeita e da primeira-dama. Elas se sentem valorizadas com esse cuidado. Estamos vivendo um ano de muita tranquilidade no Salvador Acolhe, sem intercorrências. Atualmente, temos 67 crianças acolhidas e ainda dispomos de vagas para atender mais famílias”, afirmou.
Texto: Ana Virgínia / Secom PMS
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS