Campanha Hepatite Zero realiza testes rápidos neste sábado (27)

Campanha
Campanha Hepatite Zero realiza testes rápidos neste sábado (27)

Evento vai ser realizado em parceria com o Rotary Club, no Centro de Especialidades Médicas, e serão disponibilizados 400 kits

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Rotary Club, promove neste sábado (27), a campanha Hepatite Zero, que será realizada no Centro de Especialidades Médicas. A ação disponibiliza testes rápidos para detecção da doença com atendimento a partir das 7h e segue até as 13h30, disponibilizando 400 kits.

De acordo com o coordenador do Centro de Especialidades Médicas, Altardeli Cabral, é importante que as pessoas realizem o teste. “Através dele, podemos encaminhar o paciente para que ele seja atendido por um profissional da área da saúde. Por isso, precisamos dessa sensibilidade da população”, afirma.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, por isso é importante a realização do teste.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017.  

O Centro de Especialidades Médicas fica localizado à Avenida José Hemetério de Carvalho.