Casa das Histórias de Salvador marca presença no 8º Salão do Turismo no Rio de Janeiro

Casa
Equipamento é pioneiro no país como projeto de primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio

A Casa das Histórias de Salvador (CHS) marca presença no 8º Salão do Turismo, realizado no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento é uma plataforma estratégica para apresentar ao público as melhores ofertas turísticas do Brasil. A participação da CHS é resultado da cooperação entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil - OEI Salvador, com o objetivo de fortalecer o turismo cultural e destacar Salvador como um destino turístico de relevância mundial.

8 Salão do Turismo3

 

A CHS é o primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio no Brasil, que tem como objetivo promover a educação de forma dinâmica, oferecendo ao público experiências que incentivam a exploração da cidade sob novas perspectivas. Essa inovação coloca Salvador como referência e modelo para outras cidades brasileiras que buscam valorizar e difundir seus patrimônios materiais e imateriais.

8 Salão do Turismo 4

 

No stand da CHS, localizado no pavilhão 03 do Riocentro, há uma maquete tátil do prédio da Casa das Histórias de Salvador, além de vídeos institucionais, distribuição de brindes e vouchers de cortesias. Os visitantes poderão vivenciar, ainda, uma experiência imersiva no interior da CHS através de óculos de realidade virtual.

8 Salão do Turismo 5

 

No Salão, também haverá um espaço dedicado ao afroturismo, no qual Salvador participará com apresentações de capoeira, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial, degustação de acarajés e rodas de conversa.

A OEI

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa. Com cerca de 3.900 colaboradores presentes em 20 países da Ibero-América, a OEI promove a educação, a ciência e a cultura como ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano e a geração de oportunidades, visando construir um futuro melhor para todos. Em reconhecimento ao impacto significativo de suas iniciativas de cooperação, a OEI recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional em 2024.

Na capital baiana, a OEI e a Prefeitura Municipal assinaram acordo para gestão conjunta do Arquivo Público Municipal, da Galeria Mercado e da Casa das Histórias de Salvador.

Fotos: Beatriz Gimenes