Casa de formação dos futuros padres, Seminário São João Maria Vianney completa 210 anos de fundação

Casa
Em mais de dois séculos, centenas de sacerdotes foram formados na instituição que pertence à Arquidiocese de São Salvador da Bahia

 

No dia 15 de agosto de 2025, o Seminário São João Maria Vianney, localizado na Avenida Cardeal da Silva, 205, no bairro da Federação, em Salvador, completará 210 anos de sua fundação. Para marcar a data, será celebrada a Missa solene, às 18h, sob presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, reunindo seminaristas, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis para um momento de ação de graças a Deus pela história e missão da instituição.

Fundado em 1815, o Seminário São João Maria Vianney é uma das instituições mais tradicionais da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e um marco na história da formação sacerdotal no Brasil. Ao longo de mais de dois séculos, tem sido um espaço privilegiado de estudo, oração e discernimento vocacional, preparando padres que servem não apenas à Arquidiocese, mas também a diversas dioceses do país, como a Diocese de Camaçari, por exemplo.

Inspirado na vida e no exemplo de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, o seminário busca formar homens segundo o Coração de Cristo, unindo sólida formação acadêmica e espiritualidade profunda à vivência comunitária e pastoral. O itinerário formativo compreende dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, em sintonia com as orientações da Igreja.

Ao longo da história, o Seminário São João Maria Vianney acompanhou de perto o crescimento da Igreja na Bahia, sendo testemunha e protagonista de momentos importantes na vida eclesial. Sua missão permanece atual: preparar ministros ordenados comprometidos com o anúncio do Evangelho e com o serviço ao povo de Deus. É importante ressaltar que o Seminário também abraça a comunidade, oferecendo atividades esportivas para moradores do entorno, e possui, ainda, uma biblioteca que conta com livros raríssimos em seu acervo.

Com 210 anos de fundação, o seminário continua sendo um lugar de encontro com Cristo, de amadurecimento na fé e de dedicação à missão. Um espaço onde vocações são cultivadas e onde ressoa o chamado do Senhor: “Darei a vocês pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15).

A celebração jubilar é uma oportunidade para recordar a caminhada de fé, formação e serviço, bem como para renovar o compromisso com a missão de preparar pastores que sigam o exemplo de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes.


SERVIÇO:
O QUÊ: 210 anos do Seminário São João Maria Vianney, casa de formação dos futuros padres
QUANDO: 15 de agosto de 2025, às 18h – Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha
ONDE: Seminário São João Maria Vianney (Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação, Salvador)

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: (71) 4009-6604 / 6693 / 98689-8054
Jornalista: Sara Gomes