Com programa Mulheres no Volante, Salvador é finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025

Com
Com programa Mulheres no Volante, Salvador é finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025

Com o projeto Mulheres no Volante, a Prefeitura de Salvador foi selecionada como finalista nacional do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. O programa foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ). 

A capital baiana concorre com as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE) à premiação, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, que reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social. A cerimônia será realizada no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 

Desde 2022, quando foi lançado, o programa Mulheres no Volante já capacitou 250 mulheres em Salvador. Destas, 110 já foram absorvidas pelo mercado de trabalho e dirigem ônibus do transporte coletivo municipal e veículos do BRT. De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a iniciativa nasceu da necessidade de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para se tornarem motoristas profissionais. 

“O transporte gera muita empregabilidade. Temos trabalhado com esse olhar cuidadoso da inclusão, da equidade e da igualdade de oportunidades. Estamos muito felizes em disputar um prêmio nacional, evidenciando que Salvador está no caminho certo, inclusive sendo inspiração para outras capitais do Brasil”, assinala o gestor. São consideradas pelo Prêmio Parque da Mobilidade Urbana questões relativas a transporte público e logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. Trata-se do maior evento de mobilidade urbana da América Latina e tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. 

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa abre portas para a autonomia financeira de muitas mulheres em situação de vulnerabilidade e contribui para a redução das desigualdades de gênero na capital baiana. “O Mulheres no Volante é uma referência, porque mostra como Salvador vem aplicando as políticas públicas com a inclusão socioprodutiva das mulheres, inserindo-as em ambientes masculinos, fortalecendo nosso sistema de mobilidade a partir da diversidade”, destaca. 

Ainda de acordo com a gestora, o projeto tem transformado a vida das mulheres beneficiadas através do trabalho e, consequentemente, auxilia no resgate da autoestima. “É emocionante ouvir quando muitas contam como o programa transformou a sua realidade. É um trabalho lindo e de parceria. Nós estamos conseguindo cada vez mais diversificar o sistema de mobilidade da nossa cidade”, pontua a secretária. 

Programa – Em agosto deste ano, uma nova turma do Mulheres no Volante iniciou as aulas. O programa tem ação conjunta das pastas envolvidas. Em parceria com o Sest/Senat, a SPMJ oferece cursos para realizar a mudança gratuita de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma qualificação para dirigir os ônibus do BRT. Já a Semob atua diretamente no incentivo às empresas operadoras do transporte público municipal para que ampliem a contratação de mulheres e adotem práticas para a promoção da diversidade em seus quadros de pessoal. 

A iniciativa visa promover a equidade de gênero no setor de transporte, incentivando a inclusão de mulheres tanto na condução de veículos quanto em outras áreas operacionais e administrativas do sistema.

Fotos: Jefferson Peixoto / PMS

Reportagem: Camila Vieira / Secom PM