Diário do Nordeste: Voepass deixará de voar para cidades do interior da BA; conexão Salvador/Paulo Afonso será afetada

Por sitepa4
05/02/2024 00:25
305
A Voepass Linhas Aéreas vai desativar a partir de abril deste ano uma série de bases regionais no estado da Bahia. A informação foi revelada na última quinta-feira, 1º de fevereiro, pela coluna do jornalista Igor Pires, do jornal Diário do Nordeste, através de fontes do setor aéreo e confirmada pela companhia, segundo o colunista.
A companhia, no entanto, não disse quais bases vai deixar de operar. A informação apurada pela coluna com fontes do setor são:
Vitória da Conquista
Lençóis
Teixeira de Freitas
Barreiras
Guanambi
Paulo Afonso
Todas elas são operadas em compartilhamento de voos com a empresa aérea Latam.
PAULO AFONSO X SALVADOR
Em Paulo Afonso, a empresa atualmente oferece dois voos semanais entre a cidade e a capital Salvador. As operações ocorrem às segundas e quartas-feiras, saindo de Salvador às 8h e pousando em Paulo Afonso às 9:20. O retorno é programado para as 10:20, com chegada à capital às 11:40.
O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE TURISMO DE PAULO AFONSO
Procurado pelo site pa4.com.br, o secretário municipal de Turismo, Nino Rangel, compartilhou suas preocupações em relação à desativação das bases pela Voepass. Ele destacou que já tomou medidas, entrando em contato com o prefeito Marcondes Francisco e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, na busca de uma solução até abril para manter ativa a importante conexão Paulo Afonso/Salvador.
Segundo Nino Rangel, não há motivos claros para a suspensão dos voos, pois a média de passageiros por operação era equilibrada. Além disso, ele ressaltou os incentivos fiscais concedidos pelo Estado à empresa Voepass. A decisão de buscar soluções demonstra a importância estratégica da conexão aérea para o desenvolvimento turístico e econômico da região.
Porém, de acordo com texto do Diário do Nordeste, a Voepass esclareceu que a decisão de desativar algumas operações, incluindo destinos na Bahia, a partir de abril de 2024, é motivada por razões estratégicas de reestruturação de sua malha aérea. A empresa busca adaptar-se às demandas do setor e otimizar suas operações para enfrentar os desafios em constante evolução.
A coluna perguntou então se a desmobilização das bases teria ligação com informações ainda do ano passado, quando a própria empresa informou que iniciaria operações em parceria com o grupo CVC.
Em outubro de 2023, a companhia informou em suas redes que “buscando oferecer ainda mais comodidade e agilidade para os viajantes de lazer, a Voepass Linhas Aéreas, em parceria com a operadora de viagens CVC, anuncia o lançamento de novas operações com a inclusão de 12 novas rotas à sua malha”.
Ainda, afirmou que “os novos voos partem de Confins (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Vitória (ES) e Brasília (DF) com destino, principalmente, ao Nordeste – como Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA) e Ilha de Comandatuba (BA), e também a cidades turísticas como Rio de Janeiro (RJ) e Caldas Novas (GO)”.
Assim, a desativação das bases regionais baianas, pode liberar aviões para o início das operações acima citadas juntamente à CVC.
A companhia, porém, não confirmou o início dessas novas operações, limitando-se a dizer que: “A companhia reforça ainda que continua avaliando as oportunidades de mercado”.
Fontes do mercado, porém, informam justamente que a Voepass poderia pensar em mais operações no Sudeste e no Centro-Oeste, o que reafirmaria abertura de mais operações em Belo Horizonte, Brasília, por exemplo.
Foto: Washington Luís