Durante os quatro dias de festa catadores de materiais recicláveis, mostrou que é possível unir cultura, geração de renda e cuidado com o meio ambiente

Por Assessoria de Comunicação
09/09/2025 19:03
52
Durante os quatro dias de festa da Copa Vela 2025, além de muita música e alegria, Paulo Afonso também deu um verdadeiro show de responsabilidade ambiental. Através do Ecoponto instalado no circuito do evento e da atuação dos Amigos da Sustentabilidade – grupo de catadores de materiais recicláveis – a cidade mostrou que é possível unir cultura, geração de renda e cuidado com o meio ambiente.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve como objetivo valorizar os profissionais da reciclagem, proporcionar melhores condições de trabalho e contribuir para uma Copa Vela mais limpa e consciente.

Confira os números:
Durante os dias 04 a 07 de setembro, o trabalho incansável dos catadores resultou na coleta e destinação correta de:
1.689,0 kg de latinhas de alumínio
Isso equivale a cerca de 123.000 latas recicladas (média de 13,7g por unidade)
288,9 kg de garrafas PET
Isso representa aproximadamente 11.560 garrafas de 500 ml (média de 25g por unidade)
Ou seja, quase 2 toneladas de resíduos recicláveis foram retiradas do circuito da festa e encaminhadas para reciclagem, um impacto direto e positivo para o meio ambiente e para a economia circular.
Além da estrutura do Ecoponto, os catadores receberam kits de apoio com EPIs, contaram com ponto de apoio com lanche, água, espaço para descanso e a presença de uma empresa parceira que realizou a compra do material no próprio local. Tudo isso pensado para que eles pudessem atuar com mais dignidade, segurança e eficiência.
A ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.
“Quando pensamos a Copa Vela 2025, pensamos também no impacto que ela deixaria. E é muito gratificante saber que conseguimos promover, junto com a festa, um movimento de conscientização ambiental e de valorização de quem trabalha por uma cidade mais limpa”, destacou Jamile Coelho, secretária municipal de Meio Ambiente.
Foi histórico. Na música, no público, na geração de renda... e também na forma como a cidade cuidou do seu lixo, do seu povo e do seu futuro.
Parabéns a todos os catadores, equipes envolvidas e parceiros dessa missão! Que venham mais ações como essa.