Em parceria com a Arpa, Secretaria de Meio Ambiente recolhe pneus inutilizados

Em
Em parceria com a Arpa, Secretaria de Meio Ambiente recolhe pneus inutilizados

De acordo com dados dos órgãos, um pneu dura aproximadamente 600 anos para se decompor

Pneus inutilizados estão sendo recolhidos através de uma parceria entre a gestão municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (Arpa) e a empresa Cidade Verde.

A proposta é recolher o material que não está mais em uso que, quando descartado de forma errada, transforma-se em potencial criatório para diversos mosquitos, especialmente o aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka, chicungunha e a febre amarela.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivaldo Sales, a parceria visa levar o material recolhido para a reciclagem. “Essa empresa atua na logística reversa e visa o desenvolvimento econômico e social, onde viabiliza a coleta e restituição dos resíduos sólidos, ou seja, faz a reciclagem desse material”, afirma.

Ainda de acordo com Ivaldo, os pneus recolhidos serão reutilizados. “Em nível de recauchutar, esses pneus não têm mais utilidade, mas serão reaproveitados de outra forma, para outros fins, então isso traz um grande efeito para o meio ambiente”, acrescenta.

O projeto tem proposta para que seja expandido no município. “Esse é o pontapé inicial. E, através de parcerias, vamos ampliar esse projeto e, dessa forma, contribuir ainda mais com as questões ambientais no município, tendo em vista que um pneu leva até 600 anos para se decompor”, finaliza o secretário.

Veja fotos em Em parceria com a Arpa, Secretaria de Meio Ambiente recolhe pneus inutilizados