Em parceria com Rede Bahia, Hemoba promove campanha “Sob Pressão” na capital e no interior

Em
Em parceria com Rede Bahia, Hemoba promove campanha “Sob Pressão” na capital e no interior

Em parceira com a Rede Bahia, pela terceira vez, o Hemoba promove a Corrente Sob Pressão, para celebrar a estreia da quinta e última temporada da série Sob Pressão na TV Globo, a partir de 23 de abril. A ação, que acontecerá em todas as unidades da Fundação na capital e no interior, objetiva mobilizar os doadores e ampliar os estoques dos bancos de sangue do estado da Bahia. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular, ficando abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
 
A campanha será realizada entre os dias 23 e 30 de abril, com ações específicas de divulgação da Rede Bahia nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Eunápolis, Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro. Na capital baiana, foi instalado um posto de coleta exclusivo para a campanha no Salvador Norte Shopping (G1), em parceria com Grupo JCPM. Neste período, os voluntários à doação de sangue poderão desfrutar de experiências especiais e temáticas da série. Além disso, no dia D, 27 de abril, haverá uma cobertura multimídia nos veículos da Rede Bahia mostrando as ações para o todo o estado. Neste dia, no interior, estarão abertos para a Corrente Sob Pressão os postos de coleta em Feira de Santana, Barreiras, Brumado, Jequié, Jacobina, Itaberaba, Valença, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Vitória da Conquista. A campanha utilizará o código “Sob Pressão” para a doação (0282).
 
Série – Em 2019 e 2021, a Hemoba participou também da campanha de lançamento das temporadas da série Sob Pressão, que mostra os desafios da saúde pública no Brasil. A trama da quinta e última temporada aborda a saúde mental da equipe médica, que se vê, em diferentes momentos, no lugar de paciente. “Ao longo de cinco temporadas retratamos a força e a bravura dos profissionais de saúde e seu sacrifício para salvar vidas. Pessoalmente foi um trabalho que mudou minha vida e minha visão sobre a medicina brasileira. Entendi a importância do SUS”, destaca Lucas Paraizo, roteirista de Sob Pressão.
 
Onde doar - Durante a campanha “Sob Pressão”, em Salvador, haverá um posto de coleta itinerante no Salvador Norte Shopping (G1), de 23 a 30/04, exceto no domingo, das 9h às 18h, com intervalo para o almoço; e as unidades móveis de coleta na Maternidade Albert Sabin, de 23 a 26/04, das 7h30 às 12h30; e no Salvador Shopping, de 25 a 27/04, das 7h30 às 12h30. Já as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
 
Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.