Empreendedoras de Salvador expõem criações autorais na Expo Carnaval 2026

Empreendedoras
Empreendedoras de Salvador expõem criações autorais na Expo Carnaval 2026

Até o dia 13 de fevereiro, 12 empreendedoras de Salvador vão expor as suas produções autorais na Expo Carnaval 2026. A mostra, que apresentará ao público peças como acessórios, fantasias, artigos em crochê e demais itens artesanais, é destinada exclusivamente a produtoras e comerciantes do sexo feminino, e teve início na última segunda-feira (2), no Piso L1 do Shopping Center Lapa, próximo à loja Narciso. 

A ação integra o ciclo de feiras da Expo Mulher, uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A Expo Carnaval, diferentemente do que acontece nas demais feiras, não contará com o sistema de rodízio, por se tratar de uma exposição temática e pelo número reduzido de empreendedoras desse segmento. 

Cristiane Xavier, coordenadora da Expo Mulher, conta que a finalidade do programa é financiar o empreendedorismo feminino na capital baiana. Especificamente sobre a Expo Carnaval, Cristina explica que a ação volta ao Center Lapa visando repetir o sucesso junto ao público conquistado na primeira edição, realizada em fevereiro de 2025. "Reunimos aqui artesãs que utilizam este espaço para mostrar e vender seus trabalhos manuais, hoje com essa pauta carnavalesca". 

As expositoras que participam da mostra são selecionadas a partir de curadoria realizada no grupo de WhatsApp do programa Expo Mulher, dentre cerca de 580 integrantes. "Abrimos um link de inscrição, e escolhemos as participantes de acordo com a ordem de adesão, sempre dentro dos temas solicitados para determinada exposição. Neste caso, o Carnaval", reitera Cristina Xavier. 

A coordenadora lembra ainda que a exposição demonstra a força do empreendedorismo feminino em Salvador. "Uma feira desse tipo reforça esse trabalho, dá maior visibilidade, por estar em um shopping center de grande circulação de pessoas, mostrando a essas empreendedoras que elas podem ir muito mais além do que elas imaginam com seu trabalho autoral". 

A artesã Nilza Silva, de 72 anos, é professora aposentada e hoje desenvolve um trabalho de artesanato focado em pedraria. "É algo que faço desde jovem, mas que hoje, além de hobby, virou fonte extra de renda", explica a artista, que para a Expo Carnaval levou um estoque de vestimentas e acessórios, como cropped, pulseiras, tiaras e outros adereços. 

Jornalista e frequentadora assídua das ações da Expo Mulher, Mariana Meira é cliente habitual dos trabalhos manuais. "Pesquiso sempre esses itens, e aqui encontrei tudo aquilo que procuro. Além disso, considero muito importante dar esse apoio às mulheres artesãs empreendedoras".

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Eduardo Santos e Letícia Silva / Secom PMS