Escolas-fábricas estaduais mostram força na abertura da Fenagro

Escolas-fábricas
Escolas-fábricas estaduais mostram força na abertura da Fenagro

A 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) foi aberta oficialmente neste domingo (30), em cerimônia que contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. Já em seus primeiros dias, chamou a atenção dos visitantes a qualidade da produção das escolas-fábricas da rede estadual, que apresentam itens alimentícios, artigos de couro e de higiene elaborados pelos alunos, que durante as visitas ao estande da Secretaria da Educação, explicam cada etapa do processo produtivo

“A Fenagro é uma aula prática para nossos estudantes, um laboratório vivo em constante atividade, onde extrapolamos os limites da escola e aproximamos a aprendizagem do cotidiano”, destacou a secretária Rowenna Brito.

A professora Irlane Almeida, do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, de Ilhéus, ressaltou que “o chocolate artesanal apresentado na Fenagro é resultado do trabalho dos alunos, que desenvolvem formulações próprias e aprendem sobre o cacau, que é a riqueza da região”. Para a estudante Laura de Almeida, 19 anos, “participar da feira abre portas, divulga nosso curso e nos incentiva a seguir na área da Agroindústria”.

Do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, a estudante Maiane Lima Carvalho apresenta um dos 40 produtos criados na fábrica-escola de requeijão. "A combinação de ingredientes regionais gerou inovações que valorizam a identidade local”. Já sua colega Beatriz Mangabinha Luz, de Itororó, explica que “o grupo pesquisa formas de transformar matérias-primas da região em doces, óleos e sabonetes que agregam valor e ampliam possibilidades econômicas”.

A Fenagro também abre espaço para a pesquisa estudantil. Unidades como o Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, de Ribeira do Pombal, apresentam projetos ligados aos Eixos de Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária e Zootecnia, demonstrando domínio técnico e capacidade de inovação.

Até o dia 5 de dezembro, 585 estudantes de diferentes municípios visitarão a feira para conhecer cadeias produtivas, tecnologias agrícolas e práticas profissionais. As atividades fortalecem o vínculo entre formação técnica, desenvolvimento regional e construção de futuros possíveis.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: André Fofano/Ascom SEC