Expo Mulher promove edição especial com artesãs de crochê em shopping de Salvador

Expo
Expo Mulher promove edição especial com artesãs de crochê em shopping de Salvador

Artesãs de crochê estão participando de uma mostra de criatividade e estilo em Salvador, apresentando as tendências da coleção Primavera/Verão 2026. As empreendedoras participam até o próximo domingo (12) da Expo Mulher na Crochêfeira, que reúne 20 profissionais divididas em grupos, se revezando a cada quatro dias, das 9h às 22h, no Shopping Bela Vista. 

Além da exposição, o público pode participar de oficinas de crochê para iniciantes e adquirir peças exclusivas que vão do vestuário a itens de decoração. Todas as artesãs fazem parte do projeto Compre Delas, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que incentiva a autonomia econômica feminina. 

Para a titular da pasta, Fernanda Lordelo, a iniciativa reforça o compromisso da SPMJ com o empreendedorismo das mulheres: “A Expo Mulher no Bela Vista é mais uma oportunidade para que essas empreendedoras comercializem seus produtos, fortaleçam suas redes de contato e garantam renda para suas famílias”. 

A coordenadora da Expo Mulher na SPMJ, Cristiane Xavier, conta que a escolha do crochê se deu pelo sucesso da primeira edição, em 2024, no Shopping Center Lapa, o que resultou no convite do Shopping Bela Vista para abrigar a edição deste ano, apresentando o trabalho dessas mulheres. 

“O crochê é ancestral, uma prática passada de mães para filhas. E, hoje, esse ofício é empreendido inclusive de forma internacional, com vários artistas utilizando e divulgando. Temos a rotatividade com quatro empreendedoras por vez, com peças voltadas para o vestuário, acessórios, bolsas, brincos e bandanas, com valores que variam de R$ 15 a R$ 180”. 

Plataforma – A plataforma Compre Delas (https://compredelas.salvador.ba.gov.br) foi criada pela SPMJ para a exposição de produtos e serviços produzidos por mulheres, com o objetivo de fortalecer a autonomia do público feminino. A SPMJ promove frequentemente cursos e fomento ao empreendedorismo para gerar independência financeira e social. 

Hoje, há mais de 500 inscritas e, segundo Cristiane, a maioria das mulheres cadastradas é mães solo e atípicas. “Nós queremos mostrar que elas têm espaço para vender, comercializar e se tornarem conhecidas. Quem sabe, num futuro próximo, elas possam se tornar grandes empresárias e deem oportunidade a tantas outras mulheres”, concluiu a coordenadora. 

Aos 44 anos, a artesã Tatiane Maria Vasconcellos, do Ateliê Crochê, produz bolsas e acessórios de crochê há um ano, comercializando através das redes sociais e participando das feiras. Moradora do Vale das Pedrinhas, ela conta que ajuda na renda. 

“Sou mãe atípica e, por não conseguir trabalhar fora, comecei a trabalhar com crochê e tenho tido retorno, é um complemento da renda. Essas feiras trazem benefícios porque, além de a gente expor, as pessoas conhecem. Eu vendo, faço contatos e conheço outros empreendedores, e isso agrega ao nosso trabalho.” 

Tatiane conta que empreender é libertador. “Produzir algo com as suas mãos, ver as pessoas admirarem seu trabalho e ter uma renda é recompensador. O crochê tem sido uma terapia para mim e digo para as outras mulheres: se joguem, porque há uma infinidade de possibilidades e o mercado está aí para todas. E mostrar nosso trabalho, fazer contato e poder vender é gratificante. O projeto ainda nos ajuda a precificar e empreender melhor, de verdade”.   

Expondo pela primeira vez pela Expo Mulher, Luciana Magalhães dos Santos, de 55 anos, é proprietária do Crochê da Luci, que existe há quatro anos. “Faço short, cropped, argola, de tudo um pouco, variando meu trabalho. É muito bom participar dessa feira porque a gente expõe nossa arte, adquire conhecimentos, trocamos ideias e perguntas. A divulgação valoriza muito nosso trabalho. Gosto de expor em feiras, por isso é o reconhecimento do público. Agradeço à Prefeitura por dar essa oportunidade às microempreendedoras.”

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS