Festival Nacional Paralímpico acontece pela segunda vez em Maceió neste sábado (21)

Festival
Festival Nacional Paralímpico acontece pela segunda vez em Maceió neste sábado (21)

Evento acontecer neste sábado (21) no ginásio do CDR no Cepa; credenciamento inicia às 8h e atividades a partir das 9h


Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Desporto Recreação Professora Cleonice de Barros (CDR), no Cepa, no bairro do Farol, sediará o Festival Nacional Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro. Neste ano, o evento ocorrerá no sábado (21), em 69 cidades do Brasil. Aqui, o credenciamento inicia às 8h e as atividades acontecem das 9h até o meio dia.

De acordo com o coordenador técnico do evento, Henrique Vilela, este ano os participantes poderão experimentar três novas modalidades: futebol, basquete e atletismo, diferente da edição passada, que ofereceu: bocha, vôlei sentado e goalball.

O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Nacional e visa à experimentação e promoção do esporte adaptado. A previsão é atender até 250 crianças e adolescentes, inseridos nas escolas, entre 10 e 17 anos, com deficiências física, intelectual ou visual.

“A ideia é promover um dia de recreação e experiências esportivas adaptadas a estas crianças e despertar o interesse para estas práticas. Este ano, estamos diversificando a oferta de modalidades além das estabelecidas pelas instituições que elas já frequentam. Estamos preparando um dia festivo e esperamos a presença de pais, alunos e todo público incentivador destas práticas”, convida Henrique.

Conquista - Estudante da Escola Estadual José da Silveira Camerino e medalhista estadual e nacional nas Paralimpíadas Escolares, Danielle Gomes, será uma das presenças confirmadas do Festival. De 2016 para cá, ela conquistou 25 medalhas de ouro, prata e bronze, todas no atletismo.

“Ser atleta é ter várias experiências, conhecer novos lugares, é uma experiência muito boa. Isto é uma vitória para mim, poder estar fazendo o que faço. E o festival é muito bom, é legal dar a chance àqueles que têm deficiências. Nada é impossível, principalmente para nós, que temos uma dificuldade a mais que os outros. Poder estar fazendo aquilo, conquistando, viajando, tendo o nosso mérito, tudo isso é muito bom”, avalia Dani, como é conhecida.


Programação – Confira abaixo a programação do Festival Paralímpico em Alagoas, neste sábado (21):

8h: Credenciamento

9h: Circuito de ginástica para aquecimento dos alunos atletas

9h15: Oficina de atletismo

9h50: Oficina de basquete

10h20: Oficina de futebol

11h: Lanche

11h30: Exibição de vídeo e encerramento



Texto de Manuella Nobre
Foto: Manuella Nobre

Veja fotos em Festival Nacional Paralímpico acontece pela segunda vez em Maceió neste sábado (21)