Governo lança maior programa de transferência de renda de Alagoas nesta segunda (1)

Governo
Governo lança maior programa de transferência de renda de Alagoas nesta segunda (1)

Cartão CRIA atenderá milhares de famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza com gestantes e crianças, e faz parte do Programa Criança Alagoana


O governador Renan Filho lança, na próxima segunda-feira (01), no Centro de Convenções, às 11h, o Cartão CRIA, o maior programa de transferência de renda de Alagoas, que beneficiará famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza e que possuem gestantes ou crianças de até 6 anos de vida e crianças portadoras da síndrome congênita por zika vírus, também com 6 anos. A ação faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), criado pelo Estado para garantir o desenvolvimento integral da primeira infância.

O Cartão CRIA será um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, e que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças. Neste primeiro momento, já foram cadastradas 9 mil famílias, com gestantes em sua composição, as quais já começarão a receber o benefício a partir de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), gestora do cartão, o Governo do Estado quer alcançar cerca de 140 mil famílias cadastradas até o final de 2021.

Os novos cadastros já estão em andamento em todos os municípios e as famílias que têm grávidas e crianças devem procurar os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) munidas da documentação exigida.

Para a coordenadora do Programa CRIA, a primeira-dama Renata Calheiros, Alagoas dá início a um novo tempo, ao voltar o olhar de políticas públicas para a primeira fase da vida dos alagoanos. “O propósito do CRIA é fazer uma transformação social, dando condições para o desenvolvimento integral das crianças. Estamos falando em resultados em longo prazo, mas com ações sólidas para o rompimento do ciclo de pobreza”, explicou a primeira-dama.

Condicionalidades – A concessão do auxílio garantirá que as gestantes mantenham o pré-natal em dia e as crianças estejam com o cartão de vacina atualizado.

“O Cartão CRIA trará um impacto muito positivo ao desenvolvimento da primeira infância em Alagoas pois promoverá a melhoria de uma série de indicadores de assistência e saúde, por meio do cumprimento das condicionalidades para permanência das famílias beneficiadas”, afirmou o secretário de Assistência Social, Silvio Bulhões.

Além dos fatores de saúde, o auxílio possibilitará que as famílias gerem renda no próprio município. Os alimentos serão comprados em mercados e feiras, dando a opção de se adquirir produtos mais frescos e de época, dentro da oferta de cada região. Parte do benefício pode ser gasta com produtos de higiene pessoal para os bebês e crianças.

Histórico – O CRIA foi lançado em 2017, ainda como projeto-piloto, na cidade de Murici, e um ano depois estava presente em outros cinco municípios. Neste período, várias ações aprimoraram os cuidados do Poder Público com a primeira infância, como a construção do Hospital da Mulher e de casas de parto humanizado; a realização do Circuito do CRIA; construções de espaços lúdicos em CRAS e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento); realização de visitas domiciliares e o Projeto Telas, que incentiva as crianças ao gosto pela arte.

No final do ano passado, o Governo do Estado assinou a ordem de serviço para construção da primeira Praça CRIA, em Pilar, que foi projetada para receber crianças na idade da primeira infância e que será replicada em vários municípios. Também foi assinada a ordem de serviço para construção do Hospital da Criança, que será entregue ainda em 2021, e será um marco para a garantia da saúde das crianças.

As ações do CRIA trazem para Alagoas resultados importantes, como a redução das mortalidades maternas e infantil, ampliação das concessões de benefícios para gestantes, cobertura vacinal, entre outros trabalhos nas áreas de saúde, educação e assistência.

Este ano, o Estado foi destaque nacional em incluir no seu Plano Plurianual (PPA) o investimento na primeira infância.  

Texto de Iara Malta
Foto: Divulgação