Hemoba participa da Campanha Semana Santa do Hemocentros Unidos

Hemoba
Hemoba participa da Campanha Semana Santa do Hemocentros Unidos

A Hemoba participa da Campanha Semana Santa 2024 do ‘Hemocentros Unidos (HU)’, intitulada “Uma Nova Chance de vida. Doe Sangue!” e idealizada para mobilizar os candidatos à doação de sangue num período em que, normalmente, os estoques baixam por conta do feriado religioso. Inspirada pelo simbolismo da Páscoa, a campanha faz alusão ao renascimento, a uma nova chance que a doação de sangue voluntária dá ao paciente que necessita do tratamento. A campanha tem início nesta quarta-feira (20) e vai até o domingo de Páscoa, dia 31 de março. Durante o período, os hemocentros irão compartilhar mídias que sensibilizem a população e a incentivem a doar, através das suas redes sociais.

Na campanha, serão utilizados vídeo e peças digitais nas redes sociais da Fundação com situações cotidianas que remetem à uma nova chance de vida e de agradecimento com número de doações neste período. Durante a Semana Santa, há um aumento da demanda devido aos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais em razão da grande movimentação nas estradas, enquanto o número de doações diminui por causa das festas familiares e viagens para aproveitar o feriadão.

Desde 2020, o ‘Hemocentros Unidos’, iniciativa apoiada pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), representa um esforço coletivo da Hemorrede Nacional para melhorar a hemoterapia no Brasil. Tem como objetivo melhorar os processos de coleta, processamento e distribuição de sangue no país através da construção de protocolos e uso de novas tecnologias para a segurança de doadores e pacientes. Além disso, promove campanhas de conscientização da sociedade para impulsionar as doações voluntárias e altruístas de sangue e medula óssea.

 

Estoque Crítico – Durante o mês de março, a Hemoba tem sofrido com o nível extremamente baixo do estoque de sangue, devido a um aumento nas solicitações hospitalares. No momento, os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O- estão abaixo dos níveis recomendados para atender as unidades hospitalares do estado. “Aproveitamos este período que antecede a Semana Santa para convidar os voluntários a doarem sangue e nos ajudar a salvar vidas. Que o símbolo de renovação, esperança e desprendimento da Páscoa faça as pessoas refletirem sobre a importância do gesto solidário de doar sangue”, declarou Rivânia Andrade, diretora de hemoterapia da Hemoba

Onde Doar – Nesta semana, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Supermercado Assaí até dia 23/03 e no Salvador Shopping até dia 22, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Já as unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea - O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Fonte: Ascom Hemoba
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

Veja fotos em Hemoba participa da Campanha Semana Santa do Hemocentros Unidos