Imprensa Oficial anuncia vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias

Imprensa
Imprensa Oficial anuncia vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias

Pela primeira vez, livros de prosa superaram os de poesia em número de aprovações no certame, que ocorre, anualmente, desde 2012


A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia os nomes dos autores vencedores do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2019. Pela primeira vez na história deste edital, criado em 2012, o número de obras selecionadas em prosa superou o número de obras poéticas. Dos seis livros escolhidos, três são romances e um é de contos. Todos serão lançados na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a ser realizada de 1 a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá.

“O Edital Para Publicação de Obras Literárias é o concurso mais esperado pelos escritores alagoanos. Muitos autores e autoras se preparam com anos de antecedência para entrar na disputa que, a cada ano, se torna mais acirrada, dado o alto nível das candidaturas”, afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Neste ano, o certame contou com 124 inscrições e a expectativa é de que o número seja ainda maior em 2020. “Em novembro, durante a Bienal do Livro de Alagoas, será anunciada a abertura do período de inscrições para este e outros editais que vão selecionar as obras que publicaremos no próximo ano. Em 2020, pretendemos ampliar o nosso catálogo de obras infanto-juvenis, abrindo oportunidade para novos gêneros literários, como cordéis infantis, história em quadrinhos e obras voltadas para o público com idade acima dos 10 anos”, afirma o diretor-presidente.

Para realizar a análise dos livros inscritos do edital Para Publicação de Obras Literárias, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) montou um time de pareceristas formado por: Marcelo Mário de Melo, jornalista e poeta pernambucano; José Luiz Ferreira,escritor, professor doutor em Literatura Comparada pela UFRN; Maria Gabriela Cardoso Costa Fernandes, doutora em Literatura pela UFPB, professora doutora da UFAL; Sidney Wanderley, escritor alagoano; e Luiz Manoel Castro da Cunha, doutor em Letras e Linguística pela PUC/MG.

Os vencedores do edital são: Benedito Ramos Amorim, com o romance Nadi; Danilo Farias, com o romance Papéis Mortos; José Geraldo Wanderley Marques, com a obra poética Prelúdios e Delírios; Lucas Alves Litrento, com a obra poética Os Meninos Iam Pretos Porque Iam; Lucas José Sá da Fonseca, com o romance Dora; e Marlon Silva, com o livro de contos Monossílabo.



Texto de Patrycia Monteiro
Foto: Ascom Cepal