Linhas especiais gratuitas transportam 66,5 mil pessoas e número de veículos privados cai 18% no primeiro dia de Carnaval

Linhas
Linhas especiais gratuitas transportam 66,5 mil pessoas e número de veículos privados cai 18% no primeiro dia de Carnaval

Cerca de 66,5 mil pessoas utilizaram as linhas especiais gratuitas criadas pela Prefeitura para o Carnaval de Salvador nesta quinta-feira (12). O primeiro dia oficial da folia também teve redução de 18% na passagem de veículos pelos 16 portais de controle de acesso às áreas de restrição, em comparação com o mesmo período de 2025. Este ano, 54.062 carros e motos passaram pelos pórticos das 5h às 13h, contra 66.215 no ano passado. 

Já o BRT, que vai operar 24h com as linhas B4 e B5 até o fim do Carnaval, transportou 80 mil pessoas na primeira noite de festa. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, explica que os números refletem uma mudança de comportamento do folião.

“Isso mostra o quanto as pessoas têm preferido utilizar o transporte público para se deslocar para a festa, o que garante não apenas a segurança de beber e não dirigir, como também melhora a mobilidade na região, reduzindo o número de veículos particulares que vão em direção à festa”, afirma. 

O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Liberdade - Calçada estão operando gratuitamente e com horários especiais durante os dias de Carnaval. O Elevador, que opera 24h até a terça-feira (17), transportou 21,6 mil usuários nesta quinta. Já o Plano Inclinado Gonçalves, que vai funcionar das 6h15 às 22h, transportou 5.422 pessoas. 

Trânsito e transporte - A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que a redução de 18% de veículos nas regiões próximas aos circuitos refletiu positivamente na fluidez das vias do entorno da folia, garantindo mais comodidade para quem precisou chegar e sair da festa.

No total, 261 motoristas profissionais passaram pelo teste bafômetro. Os agentes abordaram 390 condutores na Operação Respeite a Vida e 17,6 mil pessoas deixaram os veículos na Zona Azul. 

Na primeira noite de Carnaval, a linha C10 – Lapa x Calabar transportou 52.695 usuários e realizou 1.588 viagens, enquanto a linha linha C11 – Lapa x Garibaldi transportou 13.813 pessoas e realizou 576 viagens. 

Foram abordados 86 veículos, entre carros e motos. Deste total, 27 veículos foram autuados por infrações diversas, e 28 foram removidos ao pátio da Transalvador. 

Turismo- O destaque do primeiro dia oficial da folia ficou por conta da taxa média de ocupação hoteleira, que atingiu 95%, o que equivale a 9% de variação positiva em relação ao mesmo dia de 2025, indicando uma rede hoteleira praticamente lotada e um cenário extremamente favorável para o setor turístico. 

Ordenamento - As equipes atenderam 1,5 mil ambulantes nos cinco centros de acolhimento. Os trabalhadores tiveram acesso a banho, receberam kit de higiene e almoço. Foram apreendidas 269 mercadorias irregulares, como bebidas diversas (166), isopores (28), carrinhos diversos (12), materiais como barracas e estruturas irregulares (55) e itens considerados perigosos (8). Além disso, foram realizadas 438 abordagens e orientações aos trabalhadores, reforçando o caráter educativo da operação. 

A Prefeitura oferece abrigos para os filhos dos ambulantes, passagens de ônibus gratuitas para os trabalhadores e um acompanhante, guarderias com cadeado para armazenamento seguro dos materiais e um espaço exclusivo de apoio, com banheiros, bebedouros e pontos de energia para carregamento de máquinas de cartão e celulares, serviço que antes gerava custo para os vendedores. 

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 440 atendimentos entre 5h da quinta e 5h da sexta-feira (13), número 12% superior ao verificado no mesmo período de 2025. A maioria (429) foi realizada nos módulos assistenciais instalados nos circuitos da festa, e os outros 11 atendimentos no posto fixo de Amaralina.  

O Circuito Dodô (Barra/Ondina) concentrou 68% das ocorrências, seguido pelo Circuito Osmar (Campo Grande) e pelo Circuito Batatinha (Pelourinho). 

Na comparação com 2025, houve queda de 15% nos casos de agressão física e de 7% nas intoxicações alcoólicas. Não foram registradas ocorrências nos módulos de saúde por agressão por arma de fogo ou violência sexual. Apenas 10 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde, o que representa 2,3% do total de atendimentos, alcançando 98% de resolução dentro dos próprios módulos assistenciais. 

Guarda Civil - A GCM registrou 95 atendimentos, o que representa um crescimento de 4,4% em relação ao primeiro dia de 2025, e apenas três ocorrências. Ao todo, foram realizados 59 patrulhamentos e 22 abordagens preventivas no Circuito Dodô (Barra/Ondina).  

Na Avenida Sabino Silva, os agentes acolheram uma vítima de violência doméstica, encaminhando-a à Casa da Mulher Brasileira para inclusão na rede de proteção do Botão Lilás. Houve ainda o resgate de uma criança perdida em meio à multidão, que foi conduzida com segurança ao Conselho Tutelar da Graça. 

Sedur - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 274 vistorias, que resultaram em 126 notificações e na apreensão de 129 panfletos de publicidade irregular.  

As equipes apreenderam 150 unidades de bebidas de marcas não patrocinadoras em Ondina; seis garrafas de vidro, proibidas por questões de segurança; e uma serpentina metálica, material que oferece risco aos foliões. 

Os agentes da secretaria também encerraram 26 atividades sonoras e realizaram 71 ações de monitoramento sonoro em trios, palcos e camarotes. 

Iluminação – A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) registrou 16 ocorrências no Circuito Dodô (Barra/Ondina), sendo 14 de manutenção, uma de ampliação e uma de apagão. No Circuito Osmar (Campo Grande), foram contabilizadas 9 ocorrências, sendo 4 de ampliação, 4 de manutenção e 1 de apagão.  

As manutenções foram executadas de maneira imediata, garantindo a continuidade da operação. Já no Circuito Batatinha (Pelourinho), não houve registro de ocorrências. 

Limpeza urbana – As equipes coletaram aproximadamente 92,5 toneladas de resíduos nos circuitos, representando uma redução de aproximadamente 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Até às 10h da sexta, foram coletadas aproximadamente 14,57 toneladas de materiais reciclados nas Centrais de Reciclagem e pelo programa Plástico é Vida. Materiais como alumínio, plástico mole e garrafa pet estão entre os resíduos coletados durante o primeiro dia de festa. 

Mulheres, Juventude e Infância – Foram realizados 470 acolhimentos, com taxa elevada de ocupação da rede e crescimento contínuo da demanda nos últimos anos. O perfil dos acolhidos indica predominância masculina, forte concentração de crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) e elevada vinculação a programas de transferência de renda, especialmente o Bolsa Família.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Texto: Gilvan Santos / Secom PMS