Moradores da Várzea e povoados da região aprovam projeto Prefeitura Presente
Por Ascom/PMPA
22/10/2020 19:05
613
Moradores da Várzea e povoados da região aprovam projeto Prefeitura Presente
Até agora, mais de dez mil pessoas foram atendidas em 8 bairros e 4 povoados
Nesta quinta-feira (22), moradores do povoado Várzea e localidades adjacentes receberam diversos serviços ofertados pelo projeto Prefeitura Presente, que tem como foco central a prevenção ao novo coronavírus.
Das 8h às 12h, na Escola Padre Lourenço Tori, as equipes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Infraestrutura prestaram esclarecimentos sobre higiene pessoal e ambiente para impedir o avanço da pandemia. Nas salas e estandes destinados ao controle do novo coronavírus, pessoas com sintomas gripais foram encaminhadas ao atendimento médico, onde passaram por triagem, sendo submetidas ao teste rápido da Covid-19, de acordo com a necessidade. Além disso, foram distribuídas máscaras de tecido lavável e reutilizável e álcool em gel.
O Prefeitura Presente é uma iniciativa aprovada pela população de todas as localidades por onde passou, levando os serviços ofertados normalmente nos órgãos públicos. Sendo atendidas em suas áreas de domicílio, as pessoas evitam o deslocamento até o centro da cidade, diminuindo o risco de contaminação.
A agricultora Adenúsia Santos Lima, 52 anos, foi avaliada pelo médico e fez questão de deixar sua opinião sobre o atendimento. Para ela, o tratamento dedicado pelo profissional já foi suficiente para que se sentisse melhor. “Foi maravilhoso, o médico me atendeu de uma maneira tão educada, que eu saio daqui com a saúde revigorada e muito satisfeita. Parabéns por esse projeto importante, que está ajudando os moradores da área rural, principalmente nessa pandemia” declarou.
O agricultor Claudemir Santos também elogiou o projeto. Segundo ele, foi uma excelente oportunidade para que os moradores da Várzea e de outros povoados fossem atendidos sem sair de suas localidades e sem risco de contaminação. “Foi ótimo porque nós estamos evitando ir ao centro da cidade, por medida de prevenção. Hoje, tivemos a oportunidade de receber esse projeto em nossa comunidade, e todos os moradores ficaram satisfeitos e agradecidos”, disse.
Outros serviços de saúde e de cunho social também foram prestados, como consultas médicas, distribuição de medicamentos receitados pelos médicos, agendamento de exames, aplicação de vacinas, instruções sobre higiene bucal e atualização dos cartões Bolsa Família e SUS.
Nas ruas do povoado, equipes da unidade de controle de zoonoses desinfectaram calçadas e terrenos baldios para bloquear a incidência do novo coronavírus e eliminar possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e outras doenças classificadas com arboviroses.
Em 12 edições do projeto, mais de 10 mil pessoas foram atendidas, nos bairros Celidone de Deus, Siriema, Barroca, Prainha, Rodoviários, BTN II, Boa Esperança e Centenário, além dos povoados Juá, Riacho, São José e Várzea.
Ascom/PMPA