Morte de paciente com suspeita de Covid-19 na UPA de Delmiro Gouveia alerta para importância do isolamento social

Morte
Morte de paciente com suspeita de Covid-19 na UPA de Delmiro Gouveia alerta para importância do isolamento social

A vítima do sexo masculino, tinha 65 anos de idade e foi trazida do município de Mata Grande, depois de ter dado entrada numa unidade de saúde do município.



A morte de um paciente com suspeita de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ocorrida neste sábado 4 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h) de Delmiro Gouveia, alerta para importância do isolamento social. A vítima do sexo masculino, tinha 65 anos de idade e foi trazida do município de Mata Grande, depois de ter dado entrada numa unidade de saúde do município.

“Recebemos a informação pela manhã desse paciente que havia dado entrada numa unidade de saúde de Mata Grande com os sintomas de Covid-19, e que o pessoal estava realizando os procedimentos para traze-lo aqui para UPA de Delmiro Gouveia que é referência para esses casos na 10ª região”, disse o secretário municipal de saúde, Petrúcio Wanderley, durante contato via telefone com a reportagem do portal Editora Guia Mais.

Segundo o secretário municipal de saúde de Delmiro Gouveia, a vítima chegou às 14h, na UPA, onde instantes depois veio a óbito. “Quando foi por volta das 14h, ele deu entrada aqui na UPA já bastante debilitado e infelizmente não resistiu e morreu instantes depois”, lamentou o secretário.

De acordo com Petrúcio Wanderley, segundo informações colhidas por ele junto a Secretaria Municipal de Saúde de Mata Grande, a vítima havia viajado na semana passada até a cidade de Inajá/PE, para visitar parentes, de onde voltou no dia seguinte, até dar entrada nesse sábado (4) na unidade de saúde do município, onde residia.

Questionado sobre a causa da morte do paciente, o secretário municipal de saúde de Delmiro Gouveia, disse que vai aguardar o resultado do exame que será realizado pelo Laboratório Central de Alagoas, Lacen/AL, para melhor se posicionar sobre o caso. A vítima não teve o nome divulgado.

“Vamos aguardar o resultado de exame do Lacen, aí faremos uma ampla divulgação do caso. Não posso antecipar algo agora, sem antes ter a certeza do que de fato aconteceu”, finalizou o secretário, que ressaltou a importância do isolamento social pelo menos até a próxima quinta-feira, com possibilidade de se estender até o fim do mês, em sua avaliação.

A suspeita da morte do idoso por Covid-19 deixou a população delmirense assustada, e serve de alerta para o isolamento social, no momento em que o país se prepara o enfrentamento do pico da doença, conforme têm orientado o Ministro de Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Segundo o ministro, a infecção pela doença deve disparar neste mês e continuar crescendo até junho, quando essa curva deve começar a desacelerar.

Até as 12h deste domingo (5), as secretarias estaduais de Saúde divulgaram 10.475 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 448 mortes pela Covid-19. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins.

Em Alagoas, até este sábado (4), 23 casos da Covid-19 foram confirmados no estado. Os casos em investigação somam 318, enquanto os casos descartados são 403.

O estado segue com dois óbitos registrados confirmados por Covid-19, após exames realizados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), ambos residiam em Maceió. O primeiro, confirmado na terça-feira (31/03), era um aposentado de 64 anos; já o segundo, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira (03/04), tinha 78 anos e era também aposentado.

Quanto aos casos confirmados em Alagoas, 19 residem no Estado, sendo 17 em Maceió e dois no interior (Porto Real do Colégio e Marechal Deodoro). As outras quatro pessoas que testaram positivo para a Covid-19, (2) residem no Rio de Janeiro e (1) em Brasília. As informações constam do Boletim Epidemiológico 29, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL).


Por Marcos Maciel
Imagem: Divulgação/Internet