Mulher de Poder: Primeiro dia do Carnaval da Rainha homenageia sambistas mulheres e 30 anos do álbum Feijão com Arroz

Mulher
Mulher de Poder: Primeiro dia do Carnaval da Rainha homenageia sambistas mulheres e 30 anos do álbum Feijão com Arroz

Quinta é dia de samba na avenida! A artista Daniela Mercury desfila, hoje, no tradicional Circuito Osmar, da Avenida Sete, a partir das 20h30 com a Pipoca da Rainha. A cantora homenageia a potência do feminino a partir da história e do legado das mulheres do samba, gênero musical construído por muitas mãos e vozes femininas e que em 2026 completa 110 anos de existência.

Daniela enaltece os sambas de Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Elza Soares e de matriarcas como Tia Ciata, que teve papel central na consolidação do samba como gênero e na relação com o carnaval. A artista vai mostrar como a intelectualidade feminina moldou grande parte do imaginário popular sobre o que é o Brasil. “Desde o início da minha carreira, sempre me considerei uma sambista e, depois do surgimento do Axé, enquanto movimento musical, me sinto e sou reconhecida como essa ‘sambista-reggae’”, conta Daniela.

É no primeiro dia do Carnaval da Rainha que os 30 anos do icônico álbum “Feijão com Arroz” (1996) serão celebrados no trio elétrico. Obra fundamental da Música Popular Brasileira, o disco reafirma o diálogo entre samba e Axé e é divisor de águas na internacionalização deste movimento nascido em Salvador. “Feijão com Arroz” é o quarto disco de estúdio de Daniela e - para ela - é “a resposta artística” de uma pesquisa profunda feita durante anos sobre Carnaval, trio elétrico e ritmos nordestinos. Os arranjos foram criados com a participação de mais de 100 músicos. A direção musical foi de Daniela Mercury, produção musical de Alfredo Moura e design de Gringo Cardia.

Sobre Carnaval da Rainha

O Carnaval da Rainha estará todos os dias na avenida. Na quinta-feira (12), a artista Daniela Mercury puxa Pipoca da Rainha do tradicional Circuito Osmar, da Avenida Sete, em Salvador. Daniela fez esse circuito por mais de 15 anos antes de descer efetivamente para Barra em 1996. No mesmo dia, a artista faz também o Camarote Baiano, na Barra.

Na sexta-feira (13), Daniela faz a segunda edição da Pipoca da Rainha, direto do Circuito Dodô, na Barra/Ondina. No sábado (14), participa do Carnaval do Aracati, na cidade cearense que leva o nome da festa. No domingo (15), Daniela retorna para Salvador e puxa o Bloco Crocodilo, da Barra/Ondina. O bloco foi o primeiro tradicional do Carnaval de Salvador a descer para o Circuito da Barra e permanecer lá nos anos subsequentes, consolidando-o como o principal do carnaval baiano até hoje.

Para celebrar os 30 anos do Circuito Barra/Ondina, a segunda-feira de carnaval vai ser ainda mais especial para os foliões da Rainha. O Bloco Crocodilo baixa as cordas e faz a inédita Pipoca do Crocodilo com Daniela Mercury.

Na terça-feira (17), ela fecha o Carnaval de Salvador do tradicional Circuito Osmar, da Avenida Sete. E para encerrar o Carnaval do Brasil, Daniela puxa a Pipoca da Rainha em São Paulo no domingo (22). Neste ano, a Rainha do Axé comemora 10 anos de pipoca na capital paulista.

Sobre Daniela Mercury

A artista Daniela Mercury é conhecida como Rainha do Axé, título dado pelo público e por outros artistas que reconhecem nela a coragem e o desejo de mudança e renovação da vertente da música brasileira feita na Bahia, o Axé Music. A artista é ainda reconhecida como a Rainha do Carnaval pelos pioneirismos e intervenções que faz na festa desde 1983, quando se apresentou em um trio elétrico pela primeira vez com o Bloco Kuka Fresca. Ela é a responsável pela recriação do trio elétrico de Dodô e Osmar. O seu trio é chamado de triatro (teatro sobre rodas) e possui três andares, sendo um voltado apenas à performance e artes cênicas. É com essa natureza revolucionária que Daniela arrasta multidões há mais de quatro décadas no carnaval brasileiro.

Informações para imprensa

Coletiva de imprensa: 20h.
Local da coletiva: ante-sala do camarim de Daniela.
Entrada das equipes: porta da frente.
Responsável pela coletiva: Camilla Sales.

Aviso

Para fazer imagens ou entrar ao vivo de cima do trio durante o desfile, as equipes precisarão entrar, dessa vez, pela porta do fundo e se posicionar na varanda do fundo. Camilla também é a responsável pela condução e orientação das equipes.

Camilla Sales
Coord. de Comunicação de Daniela Mercury
Fotos: Celia Santos