Núcleo de Ópera da Bahia abre temporada 2024 em grande estilo

Núcleo
Núcleo de Ópera da Bahia abre temporada 2024 em grande estilo

Com exibição no Cine Glauber Rocha do ópera filme “Ópera dos Terreiros”, gravado pela TV francesa, recital e curso com a presidente da Associação Brasileira de Canto e o anúncio da “Ópera dos Terreiros¨ como tema da Escola de Samba carioca Em Cima da Hora


O NOP - Núcleo de Ópera da Bahia, realiza na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18 de abril, o lançamento da sua Temporada 2024. A série de eventos começa com o Recital de Canto e Piano com Marilia Teixeira, soprano, e Bruno Nunesmaia, pianista, no dia 16, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. No repertório, canções e árias de ópera brasileiras e estrangeiras de Mozart, Schubert, Verdi, Gounod, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Puccini, Debussy, Strauss e Villa-Lobos.


No dia seguinte a cantora lírica Marilia Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Canto, começa a ministrar o curso “Canto Lírico em Português Brasileiro – questões técnicas, estéticas e interpretativas”, que terá aulas nos dias 17 e 18, na Sala Nelson Maleiro, na Fundação Gregório de Mattos. No curso serão abordadas as correlações entre os principais aspectos da técnica vocal como pronúncia, dicção, estética vocal e interpretação para a performance do repertório brasileiro erudito em português. As aulas serão em grupo e destinadas a artistas profissionais do canto, popular ou erudito.


Lançamento do ópera filme “Ópera dos terreiros” - No dia 17, às 19h, no Cine Glauber Rocha, o Núcleo de Ópera da Bahia, o Le Films de la Butte e a France Télévisions convidam para o lançamento do ópera filme “Ópera dos terreiros”, de Aldo Brizzi e Jorge Portugal. O evento, para convidados e imprensa, contará com a participação do diretor do filme, Nicolas Lesoult, do compositor, o maestro Aldo Brizzi, e do elenco da “Ópera dos terreiros”.
Antes da exibição do filme a direção do NOP, Aldo Brizzi, Nicolas Lesoult, James Martins e Caetano Portugal falarão sobre a temporada 2024, que contempla a apresentação da ópera “Jelin”, em maio, sobre a realização do filme e sobre o anúncio da “Ópera dos terreiros¨ como tema da Escola de Samba carioca Em Cima da Hora. Composta entre 2018 e 2020, a “Ópera dos terreiros¨ conta a história de amor entre um negro bantu e uma negra nagô e já foi tese de doutorado fora do Brasil. Foi o carnavalesco Rodrigo Almeida quem a escolheu para o enredo da escola carioca no carnaval 2025.


Marilia Teixeira - Marilia Teixeira é bacharela em Canto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou o mestrado em Música no Instituto de Artes da UNICAMP (SP) e é mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Participou de diversos masterclasses no Brasil, nos Estados Unidos e na França, sob a orientação de renomados professores brasileiros e estrangeiros. É professora de canto lírico e produz concertos e festivais de música há mais de vinte anos.


Atua como solista e camerista e se dedica ao estudo do repertório vocal nacional, particularmente da canção brasileira de câmera. Além de especialista em Villa-Lobos, recebeu diversas homenagens como intérprete de Carlos Gomes. Também tem no seu repertório peças estrangeiras.


Destacam-se como principais produções artísticas os Concertos Internacionais BANESE (2003), as apresentações da Escola de Ópera de Campinas (2007), o 1º Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC 2015), a direção do 1º Festival Internacional de Canto e Cordas de Aracaju (FICCA 2016) e a direção pedagógica do Festival de Ópera do Paraná (2016 e 2017).


Professora de Canto Lecionou canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e no Conservatório Carlos Gomes de Campinas (SP), onde também atuou como coordenadora da Escola de Ópera e preparadora vocal do grupo Meninos Cantores de Campinas.


Participa como docente convidada de renomados festivais de música nacionais e internacionais. Atualmente é professora de canto lírico do Conservatório de Música de Sergipe e da Escola e Oficina.


Marilia Teixeira é Presidente da Associação Brasileira de Canto (ABCanto) e Comendadora pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Humanística e Medalhística (SP) e pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino - SBACE (SP).

Assessoria de Imprensa do NOP - Doris Pinheiro

Veja fotos em Núcleo de Ópera da Bahia abre temporada 2024 em grande estilo