O futebol como ferramenta de transformação na comunidade de Palmeiral
Por Assessoria de Imprensa
14/08/2024 21:02
57
O trabalho de futebol com crianças e adolescentes na escolinha de Futebol apoiada pela PCH Santa Luzia, no povoado de Palmeiral, na cidade de São Desidério, está transformando a rotina e fortalecendo os laços familiares na comunidade. A parceria da PCH com as famílias tem permitido que as crianças não só aprendam as técnicas do futebol, mas também valores essenciais como a coletividade, disciplina, respeito ao próximo, além de ajudar a aprender a administrar as vitórias e derrotas.
O projeto funciona desde março de 2022 e atualmente atende 15 alunos, com idades entre 6 e 15 anos. os treinos acontecem duas vezes por semana e são acompanhados pelas professoras Marly Ferreira e Crislaine Araújo e por profissionais da região. De acordo com a coordenação do projeto, a iniciativa tem tido um impacto social significativo na comunidade. “Os treinos se tornaram uma diversão para os moradores, que se reúnem no entorno da quadra para apoiar os jogadores”, relata a professora Marly Ferreira.
A importância da prática esportiva como uma ferramenta de integração das crianças e adolescente, com a família, comunidade e com alunos de outras escolas da região também sido apontado como um dos resultados da iniciativa. “Além de ocupar os jovens e promover a inclusão social pelo esporte, a Escolinha da PCH tem permitido que os alunos se conectem com outros jogadores da região, conhecendo outras realidades e vivências. Além disso apontamos o fortalecimento dos laços familiares como um dos principais resultados alcançados”, ressalta a professora Crislaine Araújo.
Para participar da escolinha, os interessados precisam ter idade de 06 a 16 anos e devem procurar as professoras nos dias de segunda-feira, às 18h30 ou aos sábados, às 7h, na quadra Poliesportiva do Povoado de Palmeiral.