Operação de transporte para o Carnaval tem opções para o folião chegar e sair da festa com tranquilidade

Operação
Operação de transporte para o Carnaval tem opções para o folião chegar e sair da festa com tranquilidade

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), preparou uma operação especial de transporte para o Carnaval 2026, com o objetivo de oferecer mais opções aos foliões que querem se deslocar aos circuitos da folia. Foram implementadas linhas especiais 24h, linhas gratuitas, além do reforço nas linhas que atendem a região dos circuitos. Nos dois primeiros dias da festa, 848 mil pessoas já utilizaram o transporte público. 

Cinquenta e três linhas estão com operação especial, circulando 24h desde a última quinta-feira (12) até a meia noite da próxima quarta-feira (18). Estas linhas atendem os principais terminais de ônibus da cidade, como Lapa, Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga, Águas Claras, Shopping da Bahia, facilitando o deslocamento dos foliões mesmo durante a madrugada, além de permitir a integração com o metrô, que também está operando 24h durante o Carnaval. Os terminais que não operam 24h contam com frota reguladora, que dá atendimento especial de acordo com a demanda. 

Pelo segundo ano consecutivo, o BRT também está operando 24h com as linhas B4 - Estação Pituba x Lapa e B5 - Lapa x Estação BRT Shopping da Bahia, até a meia noite da próxima quarta-feira (18). Em dois dias, 141 mil pessoas utilizaram o serviço, 14% a mais que no mesmo período de 2025. 

Gratuidade - Outra novidade para este ano é o lançamento do ‘Buzu da Folia’ que contempla as linhas gratuitas C10 – Lapa x Calabar, já consolidada nos dias de festa, e a nova linha C11 – Lapa x Garibaldi, que inicia a operação este ano, criada com o objetivo de facilitar a saída dos foliões que encerram o desfile no Circuito Dodô (Barra/Ondina), ampliando as opções de deslocamento e reduzindo a sobrecarga em outros modais ao final dos desfiles. 

Nos dois primeiros dias de festa, as duas linhas já transportaram 179,5 mil pessoas. Apenas nesta sexta-feira (13), a linha C10 transportou 126 mil pessoas, 54% de usuários a mais comparado ao mesmo dia no ano passado, quando 81 mil passageiros utilizaram o serviço. Além disso, a C10 também realizou 80% mais viagens nesta sexta quando comparado à sexta-feira de carnaval do ano passado. Foram 3.653 viagens este ano e 2.020 em 2025. A linha C11 também tem apresentado boa receptividade, com 43 mil usuários transportados nos dois dias de folia. 

“Toda a operação de transporte é pensada para facilitar a chegada e saída das pessoas à festa, sem deixar de atender toda a cidade, oferecendo opções para quem se desloca para os circuitos ou para suas demandas diárias”, declarou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza. 

Expresso - Além do transporte público, o folião também conta com um serviço de transporte especial durante os dias de Carnaval. O Expresso Salvador sai de três grandes shoppings da cidade e deixa os foliões próximo aos circuitos. 

O serviço, que funcionará entre os dias 12 e 17 de fevereiro, das 12h às 06h, oferece cinco linhas exclusivas que saem direto dos principais shoppings da cidade e vão até os circuitos oficiais, além de permitir o estacionamento de veículos gratuito nos shoppings. 

Em dois dias de festa, 37,4 mil pessoas utilizaram o serviço, que conta com ônibus com ar condicionado e acessibilidade. “O Expresso já é um serviço consolidado no Carnaval de Salvador, garantindo mais comodidade e flexibilidade ao folião, que chega aos circuitos de forma rápida e sem paradas, e sem se preocupar com trânsito ou estacionamento. É uma maneira de curtir o Carnaval sem preocupações e com mais conforto”, afirma o secretário.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Texto: Ascom Semob