Portaria do TRE determina que eleição do Conselho Tutelar será apenas no Centro da cidade

Portaria
Portaria do TRE determina que eleição do Conselho Tutelar será apenas no Centro da cidade

A presidente do CMDCA, Járlita Valéria, explica que a decisão ocorreu em virtude da mudança no processo de votação

Uma portaria expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nº 154/2019, refletiu em restringir o local de votação para Conselheiros Tutelares no Colégio Carlina Barbosa de Deus, localizado no Centro de Paulo Afonso. A eleição ocorre no dia 6 de outubro.

De acordo com o texto do edital, considerando a Portaria TRE nº 154/2019, artigo 7º, inciso II, o agrupamento de leitores por urna se dará apenas por ordem alfabética. Por isso, a Comissão Especial, através do Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deliberou em reunião ordinária realizada no dia 12, que a votação ocorrerá somente no Colégio Carlina, retirando a votação do Colégio Rivadalva, no BTN.

A presidente do CMDCA, Járlita Valéria, explica que a decisão ocorreu em virtude da mudança no processo de votação. Com a utilização de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética e o local de votação deve ser único, garantindo a transparência do pleito.

“Essa decisão atende à portaria normativa do TRE, que é o órgão responsável pela concessão das urnas eletrônicas para o processo de votação. Nos anos anteriores, a votação era manual e a divisão dos eleitores acontecia por sessão eleitoral. Os moradores do Bairro Tancredo Neves e adjacências votavam no BTN e os do centro, no Colégio Carlina. Agora, com o uso de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética. A comissão organizadora do pleito já passou por treinamento, os candidatos entenderam e nós esperamos que tudo aconteça dentro da normalidade”, falou Járlita.

Somente poderão votar os cidadãos inscritos no cartório eleitoral da Comarca de Paulo Afonso, que estejam com o cadastro eleitoral regularizado até o dia 7 de junho de 2019. O horário será das 8h às 16h e para votar é necessário se dirigir à sessão eleitoral com a ordem alfabética correspondente, levando Título de Eleitor e documento oficial com foto. Cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos.

Veja fotos em Portaria do TRE determina que eleição do Conselho Tutelar será apenas no Centro da cidade