Prefeitura contempla 37 atletas com Ajuda de Custo para competições fora da Bahia em novembro

Prefeitura
Prefeitura contempla 37 atletas com Ajuda de Custo para competições fora da Bahia em novembro

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realizou nesta quarta-feira (22) um novo encontro com 37 atletas contemplados com a Ajuda de Custo. Na reunião, foi assinado o Termo de Compromisso que garante o auxílio financeiro para viabilizar a participação dos atletas em competições fora da Bahia em novembro.  

Os contemplados representarão Salvador em campeonatos de destaque nacional em nove cidades brasileiras: Fortaleza (CE), Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Itapema (SC), Porto Alegre (RS), Barueri (SP), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC). 

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, reforçou o papel do programa como parte de uma política pública sólida de incentivo ao esporte na capital baiana. “Este programa é um elo direto entre o poder público e os sonhos de quem vive o esporte com dedicação. Cada assinatura representa um projeto de vida que encontra respaldo em uma ação estruturada e contínua”, disse.  

De acordo com o secretário, já foram concedidos 651 benefícios desde a criação do programa, em 2023, o que totaliza um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. “A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Salvador com o esporte como ferramenta de transformação social, desenvolvimento e inclusão”, acrescentou. 

Recebem o benefício atletas de sete modalidades: karatê, jiu-jitsu, natação, basquete, vôlei de praia, ginástica e paratriatlo. A diversidade de práticas esportivas evidencia o incentivo da gestão municipal a múltiplas frentes do esporte, promovendo inclusão e desenvolvimento para diferentes perfis de atletas. 

O programa não apenas assegura a presença soteropolitana nos grandes eventos do calendário esportivo, como também impacta diretamente a trajetória de vida de cada beneficiado. Ricardo Muniz de Sousa, atleta de paratriatlo com deficiência visual, destacou a importância do apoio recebido. “A Ajuda de Custo é muito importante, porque na minha modalidade é necessário ter o acompanhamento do atleta-guia, e isso representa um custo a mais. Fico muito feliz de ter essa oportunidade. O esporte me tirou do sedentarismo e da depressão. Hoje, estou cursando Educação Física na Ufba, e é gratificante ajudar outras pessoas com a minha história”, relatou. 

Pai do atleta de karatê Daniel Santos, Elder Araújo ressaltou a preparação do filho para a disputa do Pan-Americano em Natal. “É a competição mais importante da carreira dele. Ele já foi vice-campeão mundial e agora busca o título pan-americano. Só temos a agradecer à Sempre e à Prefeitura pelos projetos que vêm beneficiando tantos atletas e viabilizando sua presença em campeonatos de alto nível”, disse.

Fotos e texto: Ascom Sempre