Prefeitura cria comissão para acompanhar transição da diretoria administrativa do HNAS

Prefeitura
Prefeitura cria comissão para acompanhar transição da diretoria administrativa do HNAS

A instalação oficial da comissão na unidade de saúde ocorrerá nesta quarta-feira (11)

O prefeito Luiz de Deus assinou nesta segunda-feira (9), a portaria 262/2019, que institui a comissão para proceder aos levantamentos necessários a transição da diretoria administrativa do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

No documento, o gestor nomeia os seguintes servidores: o administrador do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), Marcelo Amâncio; a assessora especial de acompanhamento e execução de contratos, Fabiane de Almeida Oliveira; a enfermeira Micheline Moreira; a odontóloga Iramaia Santiago de Melo Soares; a coordenadora do Samu, Géssica Alves Pereira da Silva e a enfermeira Larissa Daniele Pereira.

De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, a implantação da comissão é fruto da sua viagem à Brasília, ocorrida no final de novembro. “Fomos ao Ministério da Saúde em Brasília e, como já haveria o repasse de 25% da gestão do HNAS para a Prefeitura, a partir de 1º de janeiro de 2020, ficou acordada a criação dessa comissão para o acompanhamento dos trabalhos. Os estudos realizados pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura, apontaram pela oficialização deste grupo”, fala Ghiarone.

Ele ressalta que a instalação oficial da comissão no Nair ocorrerá nesta quarta-feira (11), onde serão realizados os primeiros levantamentos referentes às questões administrativa, financeira e de ações de saúde do hospital. Ainda segundo o secretário, a comissão ficará na unidade hospitalar diariamente.

Após o levantamento, à Prefeitura caberá a responsabilidade da maternidade e leitos neonatais, bem como a ortopedia. “O prefeito orientou que assumíssemos a ortopedia devido ao represamento das cirurgias ortopédicas que não são realizadas no hospital, o que tem causado uma grande fila de espera dos pacientes”, ressaltou. Os custos com a ortopedia contará com a contrapartida do Governo do Estado.

O secretário explica ainda que o Ministério da Saúde estará enviando ao município, na próxima semana, um representante da Diretoria Hospitalar para acompanhar todas as ações a serem realizadas no Nair, inclusive a habilitação federal para a ortopedia e a maternidade, representando recursos para o município.