Prefeitura promove ação em shoppings de Salvador em alusão aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

Prefeitura
Prefeitura promove ação em shoppings de Salvador em alusão aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 35 anos nesta quinta-feira (11), e para marcar a data, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizará uma ação especial nos shoppings Salvador, Bela Vista, Paralela, da Bahia, Lapa e Barra. Ao longo do dia, as equipes do órgão municipal, que é vinculado à Prefeitura, vão percorrer os estabelecimentos comerciais distribuindo exemplares gratuitos da legislação para que os lojistas possam disponibilizá-los aos clientes. 

É importante lembrar que mesmo na era digital, em que há a possibilidade de acessar o CDC através da leitura de um QRcode, a Lei Federal nº 12.291/2010 estabelece que todo estabelecimento comercial e de prestação de serviços deve manter, para consulta, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso. 

Aprovado como lei em 11 de setembro de 1990, o CDC é o mais importante instrumento legal de proteção do cidadão e de equilíbrio nas relações de consumo no Brasil. O conjunto de normas entrou em vigor a partir de 11 de março de 1991. Em Salvador, o órgão público municipal responsável pela defesa dos consumidores é a Codecon, que foi criada em 17 de janeiro de 1989, um ano antes do surgimento do código. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). 

De acordo com o titular da Semop, Décio Martins, a criação do Código de Defesa do Consumidor é, acima de tudo, um marco importante do bom exercício da cidadania. “Representa o compromisso do Estado com a dignidade da pessoa humana, com a justiça nas relações de mercado e com a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. O CDC marcou um avanço significativo na consolidação dos direitos fundamentais e no fortalecimento dos direitos consumeristas, sendo um instrumento decisivo na proteção do consumidor”, destaca. 

Proteção de quem compra – A Codecon atua na fiscalização das relações de consumo, na orientação ao público e na promoção de ações educativas, com objetivo de garantir os direitos do consumidor, prevenir abusos e incentivar o consumo responsável na capital baiana. Para o diretor da Codecon, Marcelo Carvalho, o órgão vem atuando fortemente na proteção dos direitos de quem compra. 

“Destaco a importância da atuação da Codecon em nossa cidade, desempenhando um papel fundamental na fiscalização das relações de consumo, na orientação ao público e também na promoção de ações educativas. Nosso objetivo é garantir os direitos, prevenir abusos e incentivar o consumo responsável em Salvador”, completa o diretor, que acompanhará a ação desta quinta-feira. 

Importância das leis consumeristas – O CDC estabelece os direitos básicos do consumidor, incluindo a proteção da vida, saúde e segurança, o direito à informação adequada e à prevenção contra publicidade enganosa e abusiva. Desde 2017, o CDC também passou a prever exigências relacionadas à higienização de equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos e serviços, com o objetivo de proteger a saúde do consumidor. 

Sua criação representou um avanço significativo na consolidação dos direitos fundamentais e no fortalecimento da cidadania, ao garantir aos consumidores o direito à informação clara, segurança, transparência nas relações contratuais e à proteção contra práticas abusivas. Um dos pilares essenciais do CDC é o reconhecimento da vulnerabilidade (técnica, jurídica e de informação) do consumidor, e também a importância de prover a educação e informação dos fornecedores e consumidores. 

O consumidor tem o direito de receber dados claros e precisos sobre o que está adquirindo: quantidade, composição, qualidade, preço, tributos incidentes e eventuais riscos. Essa transparência é vital para garantir escolhas conscientes e evitar abusos nas relações de consumo, garantindo o respeito aos direitos do consumidor é também garantir o exercício pleno da cidadania. 

Vale destacar que o CDC ultrapassa as fronteiras nacionais e já serviu de referência para legislações de países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, evidenciando a qualidade técnica e o compromisso social presentes em sua elaboração.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS