Prevenção ao suicídio: Em AL, ações de conscientização marcam o Setembro Amarelo
Por Texto de Josenildo Törres
07/09/2020 00:25
779
Atividades promovidas pela Sesau terão início no dia 9 e prosseguem até 29 deste mês
Dados do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, apontam que as duas unidades, somente de janeiro a julho deste ano, atenderam 596 pessoas que atentaram contra a própria vida. Diante desta realidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove a partir da próxima quarta-feira (9), uma série de atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
As ações serão realizadas pela equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial e irão reunir especialistas no tema, que tem mobilizado a sociedade alagoana nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Isso porque, segundo psicólogos e psiquiatras da Sesau, nos últimos cinco meses, a maioria da população ficou em isolamento domiciliar e os transtornos mentais aumentaram consideravelmente, em razão do temor de contrair o novo coronavírus e pela perda da liberdade, que foi reduzida drasticamente.
"O Setembro Amarelo chega para nos alertar sobre a problemática do suicídio, que tem aumentado nos últimos anos, em razão do adoecimento psíquico da sociedade. Por isso, enquanto profissionais de saúde mental e gestores da saúde pública, temos que debater este problema e apontar caminhos para evitarmos a ocorrência de mais casos, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19, onde o isolamento social intensificou o sofrimento psíquico das pessoas", salientou o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck.
Programação - No dia 9, os integrantes do Comitê Estadual de Promoção da Saúde e Prevenção do Suicídio se reúnem na sede da Supervisão de Atenção Psicossocial, no bairro Jaraguá, em Maceió. Na oportunidade, eles irão traçar um panorama dos casos de suicídio em Alagoas e quais as estratégias para abordar o assunto que é cercado de vários tabus na sociedade.
Já no dia 11, às 16h, através do canal do Telessaúde da Sesau, no Yutube (https://www.youtube.com/
Ainda no dia 11, ocorre o lançamento da Campanha Setembro Amarelo para servidores do Programa Ronda no Bairro e, no dia 15, a Supervisão de Atenção Psicossocial lança uma cartilha e e-book sobre o suicídio. Às 15h do dia 18, também pelo canal do Telessaúde da Sesau, no Yutube (https://www.youtube.com/
No dia 25, às 14h, no canal do Telessaúde da Sesau, no Yutube (https://www.youtube.com/
E encerrando a programação do Setembro Amarelo, no dia 29 deste mês, ocorre uma Web Conferência que irá tratar dos cuidados com o comportamento de automutilação. Durante a ação irão participar técnicos da Sesau e das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Prevenção à Violência (Seprev).