Primeiro dia do Mutirão de Cirurgias atrai centenas de pessoas ao Clima Bom

Primeiro
Primeiro dia do Mutirão de Cirurgias atrai centenas de pessoas ao Clima Bom

Ação, que acontece até sábado (18), realiza consultas médicas, exames e agendamento de cirurgias de mioma, hérnias e pedra na vesícula


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira (16), a terceira etapa do programa Mutirão de Cirurgias no bairro Clima Bom, na parte alta de Maceió. A iniciativa busca diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia (para casos de mioma) e colocistecmomia (pedra na vesícula).

Durante o mutirão, que se estende até sábado (18), foi construída uma estrutura, denominada “Cidade da Saúde”, para assegurar aos pacientes conforto e segurança. O local tem capacidade para realizar exames de sangue, ultrassom e raios-X, além de consulta com um médico, para que as pessoas já saiam do local com a cirurgia devidamente agendada.

A estrutura para atender à população conta com uma equipe de 75 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o programa vem atendendo, de forma célere, à população que necessita dos procedimentos cirúrgicos.

“Temos a expectativa de 350 agendamentos por dia durante o período em que o mutirão estará no bairro do Clima Bom. O programa tem promovido atendimento célere, além de assegurar comodidade tanto na marcação quanto na realização de cirurgias para as retiradas de mioma, pedra na vesícula e hérnia”, ressalta o titular da Saúde Alagoas.

Presente ao mutirão, Maria das Dores, de 60 anos, conseguiu agendar o seu procedimento para 1ºde fevereiro. “Pude realizar os exames e marcar a minha cirurgia. Tenho certeza que tudo sairá bem! Espero que todos os que estão esperando por cirurgias sejam atendidos”, reforçou.

Já a senhora Maria Matos, de 40 anos, contou que participou da primeira etapa do programa no Benedito Bentes, em dezembro, e esteve no Clima Bom para acompanhar uma amiga que também precisava de cirurgia.

“Na primeira etapa, no Benedito Bentes, passei pela triagem, exames e agendei a cirurgia. Posteriormente ao agendamento, a equipe médica do Hospital da Mulher retirou a pedra na vesícula, um problema que me acompanhava há muito tempo. Fui muito bem cuidada por todos e espero que o programa siga ajudando ainda mais a população. Aqui no Clima Bom, estou acompanhando uma amiga que também precisa passar pelo procedimento”, relatou Maria Matos.

Cristiane Vieira, moradora do bairro Benedito Bentes, não perdeu a oportunidade lançada pelo programa, e buscou passar por todas as etapas do mutirão. O resultado não poderia ser outro: Cristiane saiu da Cidade da Saúde com a cirurgia marcada para o dia 8 de fevereiro.

“Há mais de 10 anos venho sofrendo com pedra na vesícula. O Mutirão de Cirurgias me deu a oportunidade imediata de resolver este problema que aflige a minha saúde. Estou realizada porque fui bem atendida. O meu procedimento será realizado no Hospital da Mulher, no dia 8 de fevereiro”, comemorou Cristiane Vieira.

A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Geonice Peixoto, faz questão de lembrar que nos dias em que o Mutirão de Cirurgias estiver no bairro do Clima Bom, a população que necessita dos serviços deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, diz.

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. Uma nova edição do programa da Saúde Alagoas está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro.

Texto de Fabiano Di Pace
Fotos: Olival Santos

Veja fotos em Primeiro dia do Mutirão de Cirurgias atrai centenas de pessoas ao Clima Bom