Programação do Festival Primavera traz cinco peças teatrais gratuitas para espaços culturais da cidade

Por Camila Vieira/ Secom PMS
09/09/2025 14:09
53
Como parte da 11ª edição do Festival da Primavera, cinco espetáculos teatrais gratuitos ficam em cartaz até o final deste mês em espaços culturais espalhados pela cidade. O evento, realizado pela Prefeitura, conta com atividades até o dia 29 de setembro, promovendo ações diversas nos quatro cantos de Salvador, marcando o início das estações das flores. As encenações se dividem entre os palcos do Boca de Brasa Subúrbio 360, Espaço Cultural da Barroquinha, Museu Afro-Brasileiro e os teatros Gregório de Mattos e Sesc Senac Pelourinho.
O Festival tem uma agenda recheada de música, esporte, feiras, cultura e lazer, capitaneados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), e também ações culturais e artísticas financiadas pelo Edital Territórios Criativos da Fundação Gregório de Mattos.
Entre as cinco peças de teatro está o espetáculo eRê, produção do Bando de Teatro Olodum, que celebra 35 anos em 2025 com um projeto que une formação e difusão nas artes cênicas, destacando a profissionalização de artistas negros e a discussão sobre a juventude negra.
Ao lado de José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha, consagrado por sua atuação na formação de dançarinos, especialmente no Balé Folclórico da Bahia e no Bando de Teatro Olodum, a atriz e diretora do eRê, Cássia Valle, comenta sobre as novidades da curta temporada que será exibida no Teatro Gregório de Mattos, na Barroquinha.
“Está imperdível. Conseguimos colocar novas cenas e trazer a estética criada há 35 anos pelo Bando em mais evidência. Toda essa transformação reflete nas coreografias e novos arranjos das músicas”, diz a artista. A encenação segue em cartaz até o dia 28, sempre às sextas, sábados e aos domingos, das 18h às 19h. Nas sextas-feiras, 50% da capacidade será reservada para sessões acessíveis e de formação de público, seguidas de bate-papo.
Já o espetáculo Chame Gente - Um Carnaval a Cada Esquina vai percorrer três espaços culturais de Salvador: Boca de Brasa Subúrbio 360, Teatro Sesc Senac Pelourinho e o Espaço Cultural da Barroquinha.
O ator e produtor Danilo Cairo explica que o Festival da Primavera ganhou uma temporada especial de curta duração. “É o que a gente está chamando de ‘Pipoca Chame Gente’, porque são quatro apresentações gratuitas do espetáculo em quatro espaços culturais diferentes de Salvador. Será uma grande celebração, e temos brincado ao dizer que nosso trio elétrico vai passear por vários teatros da cidade”, diz.
A peça combina teatro e música para trazer à cena histórias, memórias e a essência contagiante do Carnaval de Salvador, enquanto celebra os 40 anos do Axé Music e 75 anos do trio elétrico.
Programação teatral do Festival Primavera:
Temporada do Espetáculo eRê: Teatro Gregório de Matos, até dia 28, às sextas, sábados e domingos, das 18h às 19h
Espetáculo o Trem que Nos Leva: Espaço Cultural da Barroquinha, até dia 21, de quinta-feira a domingo, às 19h, sessão extra todos os sábados 16h
Espetáculo Anjo Preto de Branco: Museu Afro-Brasileiro, dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, nos sábados, às 16h, aos domingos, às 10h
Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia: Subúrbio 360, dia 12, às 15
Espetáculo Pipoca Chame Gente - Um Carnaval a Cada Esquina:
13/09 - às 16h - Boca de Brasa Subúrbio 360.
19/09 - às 19h - Teatro Sesc Senac Pelourinho.
28/09 - às 17h - Espaço cultural da Barroquinha.
Foto: Caio Lírio/ Divulgação
Reportagem: Camila Vieira/ Secom PMS