Programação do Festival Primavera traz cinco peças teatrais gratuitas para espaços culturais da cidade

Programação
Programação do Festival Primavera traz cinco peças teatrais gratuitas para espaços culturais da cidade

Como parte da 11ª edição do Festival da Primavera, cinco espetáculos teatrais gratuitos ficam em cartaz até o final deste mês em espaços culturais espalhados pela cidade. O evento, realizado pela Prefeitura, conta com atividades até o dia 29 de setembro, promovendo ações diversas nos quatro cantos de Salvador, marcando o início das estações das flores. As encenações se dividem entre os palcos do Boca de Brasa Subúrbio 360, Espaço Cultural da Barroquinha, Museu Afro-Brasileiro e os teatros Gregório de Mattos e Sesc Senac Pelourinho. 

O Festival tem uma agenda recheada de música, esporte, feiras, cultura e lazer, capitaneados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), e também ações culturais e artísticas financiadas pelo Edital Territórios Criativos da Fundação Gregório de Mattos.

Entre as cinco peças de teatro está o espetáculo eRê, produção do Bando de Teatro Olodum, que celebra 35 anos em 2025 com um projeto que une formação e difusão nas artes cênicas, destacando a profissionalização de artistas negros e a discussão sobre a juventude negra. 

Ao lado de José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha, consagrado por sua atuação na formação de dançarinos, especialmente no Balé Folclórico da Bahia e no Bando de Teatro Olodum, a atriz e diretora do eRê, Cássia Valle, comenta sobre as novidades da curta temporada que será exibida no Teatro Gregório de Mattos, na Barroquinha. 

“Está imperdível. Conseguimos colocar novas cenas e trazer a estética criada há 35 anos pelo Bando em mais evidência. Toda essa transformação reflete nas coreografias e novos arranjos das músicas”, diz a artista. A encenação segue em cartaz até o dia 28, sempre às sextas, sábados e aos domingos, das 18h às 19h. Nas sextas-feiras, 50% da capacidade será reservada para sessões acessíveis e de formação de público, seguidas de bate-papo. 

Já o espetáculo Chame Gente - Um Carnaval a Cada Esquina vai percorrer três espaços culturais de Salvador: Boca de Brasa Subúrbio 360, Teatro Sesc Senac Pelourinho e o Espaço Cultural da Barroquinha. 

O ator e produtor Danilo Cairo explica que o Festival da Primavera ganhou uma temporada especial de curta duração. “É o que a gente está chamando de ‘Pipoca Chame Gente’, porque são quatro apresentações gratuitas do espetáculo em quatro espaços culturais diferentes de Salvador. Será uma grande celebração, e temos brincado ao dizer que nosso trio elétrico vai passear por vários teatros da cidade”, diz. 

A peça combina teatro e música para trazer à cena histórias, memórias e a essência contagiante do Carnaval de Salvador, enquanto celebra os 40 anos do Axé Music e 75 anos do trio elétrico. 

Programação teatral do Festival Primavera: 

Temporada do Espetáculo eRê: Teatro Gregório de Matos, até dia 28, às sextas, sábados e domingos, das 18h às 19h 

 Espetáculo o Trem que Nos Leva: Espaço Cultural da Barroquinha, até dia 21, de quinta-feira a domingo, às 19h, sessão extra todos os sábados 16h 

 Espetáculo Anjo Preto de Branco: Museu Afro-Brasileiro, dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, nos sábados, às 16h, aos domingos, às 10h 

 Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia: Subúrbio 360, dia 12, às 15 

 Espetáculo Pipoca Chame Gente - Um Carnaval a Cada Esquina: 

13/09 - às 16h - Boca de Brasa Subúrbio 360.

19/09 - às 19h - Teatro Sesc Senac Pelourinho.

28/09 - às 17h - Espaço cultural da Barroquinha.

 

Foto: Caio Lírio/ Divulgação

Reportagem: Camila Vieira/ Secom PMS