Rapaz de 23 anos é encontrado morto no centro de Paulo Afonso
Por Redação, sitepa4
24/05/2023 01:24
1103
Um jovem de 23 anos foi encontrado morto em uma residência no centro de Paulo Afonso, no final da manhã desta terça-feira (25). A equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso foi acionada para a remoção do corpo.
De acordo com o registro da ocorrência do 20º Batalhão da Polícia Militar, o jovem tinha 23 anos. “A guarnição foi acionada às 11h30 pelo CICOM para averiguar um possível suicídio no local supracitado, e ao chegar no local encontrou o rapaz, Wesley Teixeira da Silva, em óbito; o Departamento de Polícia Técnica – DPT – foi acionado e compareceu. O Serviço Móvel de Atendimento Urgente – SAMU – já se encontrava no local e o óbito foi constatado pela médica”.
AJUDA
O suicídio é uma ocorrência complexa, influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Se você está atravessando um momento difícil e precisa de ajuda, ligue para a CVV (Centro de Valorização a Vida) no número 188. A ligação é sigilosa e gratuita para todo o território nacional.
O consumo de álcool e substâncias psicoativas durante a infância e adolescência possuem relação direta com casos de suicídio entre jovens, segundo Antônio Geraldo da Silva, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. “O abuso de álcool e outras drogas funciona atuando no ponto desencadeador do suicídio, que é a doença mental chamada depressão, ou seja, os transtornos afetivos. Esse fator representa de 36% a 37% da população que cometeu suicídio”.
A restrição do sono também é um fator relevante para a manutenção da saúde mental de modo geral, mas principalmente quando relacionada a crianças, adolescentes e o desenvolvimento infanto-juvenil.
Sinais e sintomas
De modo geral, transtornos mentais são caracterizados por mudanças no padrão de comportamento que trazem prejuízos nas atividades diárias. Quando o indivíduo muda suas condutas e isso passa a prejudicá-lo, seja no trabalho, na vida social, na vida escolar ou em qualquer outro âmbito, essas alterações devem servir de alerta. Entre as crianças e adolescentes, os pais precisam ficar atentos aos seguintes sinais:
Mudanças na rotina do sono (insônia ou alteração de horários para dormir e acordar);
Isolamento da família e do contato social de forma repentina;
Comentários como “eu prefiro morrer do que passar por isso”;
Uso de roupas de mangas longas, mesmo quando está calor, comportamento que pode indicar marcas de
automutilação nos braços ou antebraços;
Diminuição do rendimento escolar.
Por Redação, sitepa4
Imagem: Wallace Lima/redes sociais