Rastreamento da catarata e do glaucoma atende no Nordeste de Amaralina

Rastreamento
Rastreamento da catarata e do glaucoma atende no Nordeste de Amaralina

Moradores do Nordeste de Amaralina e do Vale das Pedrinhas receberam atendimento oftalmológico durante um mutirão de rastreamento de catarata e glaucoma, realizado nesta sexta-feira (17), na Base Comunitária de Segurança local. Cerca de 100 pessoas com mais de 55 anos foram atendidas. A ação é fruto de uma parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba), que atende, inclusive, pacientes do Sistema único de Saúde (SUS).

Maria José Santos Souza, 58 anos, fez exame e descobriu que tem pressão ocular alta. “Tem um bom tempo que eu não fazia exames. Agora fui encaminhada para fazer os outros exames, para saber se tenho glaucoma, e ver as providências que preciso tomar”. Ela conta que se não fosse o mutirão, teria dificuldades para realizar o exame. “Não teria onde fazer gratuitamente, e não tenho dinheiro para fazer por meio particular. Muito boa a iniciativa”.

O comandante da base, tenente Hélio Pitanga, informou que as 19 bases comunitárias de seguranças implantadas na capital e no interior promovem esforços para oferecer serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, entretenimento e capacitação profissional. “Para isso, estamos sempre mantendo contato com parceiros. Estamos aqui para atender as demandas da comunidade. Hoje está ocorrendo a triagem. Com a identificação da alteração nas vistas dos moradores, eles serão encaminhados para exames mais aprofundados e para o tratamento adequado, ou mesmo a cirurgia, quando for o caso”, informou o comandante.


Repórter: Raul Rodrigues
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Veja fotos em Rastreamento da catarata e do glaucoma atende no Nordeste de Amaralina