Salvador vive expectativa do maior Réveillon do Brasil com início do Festival Virada Salvador 2026

Salvador
Salvador vive expectativa do maior Réveillon do Brasil com início do Festival Virada Salvador 2026

Salvador inicia neste sábado (27) a contagem regressiva para a chegada de 2026 com a abertura do Festival Virada Salvador, realizado na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. Reconhecido como o maior Réveillon do Brasil, o evento reunirá mais de 60 atrações ao longo de cinco dias de programação, somando mais de 100 horas de música em dois palcos e uma estrutura ampla de lazer, serviços e acolhimento ao público. A expectativa é que a capital baiana receba cerca de 291 mil visitantes durante o período. 

De acordo com o prefeito Bruno Reis, a cidade vive um momento especial, com uma programação pensada para todos os públicos e reflexos diretos na geração de emprego, renda e no fortalecimento do turismo. 

“Temos por dia cinco grandes atrações, diversos estilos e ritmos musicais que agradam a todos os públicos, da galera mais jovem à mais experiente, passando pelo reggae, pagode, samba, axé music e sertanejo. Tenho certeza de que serão cinco dias de arena lotada, com milhares de soteropolitanos e visitantes do interior da Bahia, do Brasil e de outros países. A alegria é garantida, com excelente infraestrutura, facilidade para chegar e sair, além de um evento que estimula a economia, gera emprego e renda e divulga Salvador para o Brasil e o mundo”, afirmou o prefeito. 

A programação começa no sábado (27) com shows de Léo Santana, Wesley Safadão, Parangolé, Xand Avião e Léo Foguete. No domingo (28), sobem ao palco Claudia Leitte, Edson Gomes, Pablo, Simone Mendes e Tony Salles. No dia 29, Matheus e Kauan, Nattan, Natanzinho Lima, Durval e Psirico comandam a festa. Na terça-feira (30), será a vez de Bell Marques, Alok, Belo, Felipe Amorim e Olodum. A virada do ano, no dia 31, contará com Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Mari Fernandez, Manu Bahtidão, Xanddy Harmonia e Timbalada. O evento conta ainda com o Palco Brisa, que recebe atrações como Márcia Castro, Afrocidade, Sarajane, O Quadro e DJs ao longo da programação.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou que o festival marca oficialmente a abertura da temporada de verão de Salvador e reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional. “São mais de 70 atrações e mais de 100 horas de música, abrindo a temporada de verão de Salvador. Vivemos um momento muito especial da cidade, com nossos equipamentos culturais, a força do turismo e uma programação que consolida Salvador como referência nacional em grandes eventos públicos”, afirmou. 

Cuidado e proteção — Uma das grandes novidades desta edição é o reforço no apoio aos vendedores ambulantes credenciados, que terão direito a um cartão com duas passagens gratuitas de ônibus para deslocamento até a arena durante os dias de evento, além de almoço gratuito no Restaurante Popular montado no local entre os dias 26 e 31 de dezembro. Também será oferecida uma estrutura de acolhimento social por meio do Salvador Acolhe, que funcionará 24 horas para atender filhos de ambulantes. 

O festival contará ainda com operação especial de transporte coletivo, com três linhas exclusivas saindo dos terminais Acesso Norte, Pirajá e Pituaçu, além de ações integradas nas áreas de saúde, segurança, fiscalização e comunicação, com mais de 600 profissionais de imprensa credenciados. Vivendo o evento de perto, a vendedora ambulante Sandra de Jesus, de 53 anos, que trabalha há 30 anos na atividade e atua desde o show de Frei Gilson, demonstrou otimismo com os próximos dias. “A expectativa para o Virada Salvador é a melhor possível. Estou confiante de que as vendas vão melhorar ainda mais e muito animada para o primeiro dia do festival”, afirmou.

Foto: Herus Passos / Secom PMS