Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao aedes aegypti

Secretaria
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao aedes aegypti

A proliferação do mosquito aedes aegypti está associada ao aumento da temperatura, variação da umidade relativa do ar e ocorrências das chamadas chuvas de verão.

Para garantir que não apareçam novos focos do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus, a vigilância epidemiológica da Prefeitura de Paulo Afonso lança o alerta e convida a população a se juntar nas ações de prevenção.

A mobilização, de acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, é determinada pelo Ministério da Saúde e visa combater os criadouros e evitar a proliferação do mosquito, especialmente no período chuvoso.

“Enquanto estamos todos preocupados com o Covid-19 no isolamento domiciliar, esse é um momento oportuno de acrescentar mais um cuidado, combatendo o aedes aegypti. Se cada um de nós tirar dez minutos por dia dentro de nossa rotina, para checar os locais onde o mosquito pode ter depositado seus ovos, estaremos protegendo, não apenas nossa casa, mas toda a comunidade”, disse.

Os sintomas comuns da dengue são: febre alta, dor de cabeça forte, dor nos olhos, náuseas e vômitos, tontura, perda do paladar e do apetite, dores no corpo e nas articulações, manchas e coceira na pele, fraqueza e cansaço.

Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, devidamente identificados com uniforme e crachá da Prefeitura estão realizando visitas domiciliares. A Secretaria de Saúde enfatiza que as orientações são fundamentais para o combate à dengue. Em caso de necessidade, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde próxima de sua residência para fazer uma avaliação com um profissional.