Sempre promove capacitação para profissionais que atuam no acolhimento de crianças e adolescentes

Sempre
Sempre promove capacitação para profissionais que atuam no acolhimento de crianças e adolescentes

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu, na manhã desta quarta-feira (3), na sede do órgão no Comércio, um ciclo de formação continuada para profissionais que atuam no serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. 

Com carga horária de quatro horas, a capacitação contou com a participação de 30 técnicos de referência e coordenadores que atuam nas diversas unidades espalhadas pela cidade. Participaram profissionais como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, enfermeiros e coordenadores, que receberam instruções atualizadas sobre as resoluções, legislações e normativas que tratam de benefício eventual. 

Responsável pela capacitação, a assistente social e supervisora do Serviço de Acolhimento para Crianças da Sempre, Denilda Sena, afirmou que foi feito um mapeamento, identificando pontos que necessitavam de uma formação e de um trabalho mais atuante no sentido de trazer embasamento técnico para os profissionais. 

“Hoje, falamos do benefício eventual no contexto do serviço de acolhimento, em razão das suas particularidades. Temos a resolução 63 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS), que traz essa regulamentação. Diante do contexto do serviço, disponibilizamos, quando necessário, auxílio-viagem, auxílio-moradia, por exemplo. Então, a ideia é aprimorar e reforçar o que é e para o que se destina esse benefício”, explicou. 

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou que momentos de formação como estes são de suma importância para qualificação contínua da oferta do serviço, visando garantir a proteção integral e direitos das crianças e adolescentes acolhidos pelo município. 

“Atualmente, temos nove unidades que trabalham com esse público, sendo cinco da Organização da Sociedade Civil (OSCs) e quatro geridas pela Fundação Cidade Mãe. E não podemos perder de vista a importância da qualificação desses profissionais, de forma e acolher cada vez melhor as crianças e adolescentes que são assistidos nessas unidades e que precisam dos nossos serviços”, reforçou. 

Gestora do Lar da Criança, Iraci Coimbra enalteceu a parceria com o poder público municipal. “Antigamente, fazíamos tudo sozinhos, e hoje temos uma equipe com uma experiência espetacular, pessoas dinâmicas e com fácil comunicação, sensíveis à nossa causa. Sou grata à Sempre pelas formações, com as quais tenho aprendido muito e colocado esses ensinamentos em prática. É uma experiência boa e uma troca benéfica para nós, como instituição.” 

O assistente social Anderson de Oliveira Costa atua na unidade do Matatu da Fundação Cidade Mãe (FCM) e lembra que já participou de outras qualificações. “A formação é necessária porque sempre surgem demandas na nossa unidade, e sempre recorremos aos nossos serviços para saber os benefícios para cada situação. A capacitação ajuda a nos atualizar em muitas coisas que mudam. As leis se alteram a cada ano, e esse momento é a oportunidade de compartilhar, de trocar informações e conhecer outros colegas que podem ter as mesmas dificuldades”, avaliou.

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS