Sonda espacial causou luz misteriosa vista por moradores de municípios alagoanos

Sonda
Sonda espacial causou luz misteriosa vista por moradores de municípios alagoanos

Registro luminoso foi apontado, até, como uma nave espacial.



Um fenômeno astronômico intrigou moradores de Arapiraca, Igaci e Palmeira dos Índios, em Alagoas, no início da noite dessa segunda-feira (23). A luz misteriosa, no entanto, tratou-se  de uma sonda espacial chinesa. O registro luminoso foi apontado, até, como uma nave espacial.

Segundo o coordenador do Planetário da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), Augusto Cesar, a luminosidade diferente se tratou do foguete Longa Marcha-5, lançado a partir do Centro de Lançamento de Wenchang, na província de Hainão, no Sul da China, para a Lua, por volta das 17h, com o objetivo de levar a sonda espacial Chang`e-5 para recolher material da superfície lunar, na primeira missão desse gênero desde os anos 70.

A aparição dessa luz foi decorrente da pluma de gases gerada pela queima de combustível. Por causa do reflexo do sol, provoca o efeito brilhoso.

Segundo a agência ATP, a nave deve levar dois dias para chegar à superfície e a missão vai durar cerca de 23 dias. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.



Por Registro luminoso foi apontado como uma nave espacial
Imagem: Greyce Bernardino com agências