Vigilância Epidemiológica informa que medidas restritivas mais intensa resultaram em queda de casos ativos no município

Vigilância
Vigilância Epidemiológica informa que medidas restritivas mais intensa resultaram em queda de casos ativos no município

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica divulgou nesta segunda-feira (21), os dados mais recentes sobre a queda dos números de casos da covid-19 no município.  A diminuição de casos ativos de 746 para 374 casos, é resultado das medidas restritivas mais intensas estabelecidas entree 31 de maio a 6 de junho.

De acordo com a vigilância, as equipes de profissionais realizam o monitoramento no número de casos dia a dia com divulgação quinzenal do balanço geral.  A equipe analisou que no dia 4 de junho, o município teve o maior pico com 746 casos positivados, entretanto, no decorrer do período quinzenal de 17 de junho o balanço fechou com 510 positivados, uma queda no primeiro momento de 236 casos.

No domingo (20), a Secretaria de Saúde anunciou um novo balanço onde confirmou os resultados positivos das medidas restritivas realizada pela Prefeitura e Governo do Estado, com 374 casos positivados, uma queda de quase 50% em comparação ao pico de casos no dia 4 de junho.

Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde, Micheline Moreira, é possível constatar em números e dados epidemiológicos que as medidas restritivas auxiliam no controle de transmissão do coronavírus. “Vimos uma resposta favorável, após as restrições mais intensas. Pedimos que a população continue se resguardando, continue usando máscaras, evitando as aglomerações, sair de casa apenas quando for necessário. Podemos ver em números, em dados epidemiológicos que as restrições são importantes e funcionam”, disse.

Aqueda de casos ativos reflete de forma geral na diminuição de pessoas infectadas, no número de internações,  número de pessoas em estado grave e, consequentemente, além de desafogar o fluxo intenso nas unidades de tratamento da covid -  UPA e o HMPA.

A Secretaria de Saúde reforça que mesmo com a queda nos números de casos ativos, a população deve continuar seguindo todas as medidas de proteção e evitando a aglomeração. O município continua com ocupação de 100% na UTI e 33% de ocupação dos leitos da Ala Verde Covid-19 no HMPA.  A batalha contra a covid-19 é uma luta de todos.