Virada Salvador 2026 amplia ações de acolhimento e inclusão social no quarto dia

Virada
Virada Salvador 2026 amplia ações de acolhimento e inclusão social no quarto dia

O quarto dia do Festival Virada Salvador 2026, realizado nesta terça-feira (30), foi marcado pelo fortalecimento das ações de assistência social, inclusão e cuidado com trabalhadores e famílias, com destaque para o acolhimento de crianças, atendimento a pessoas com deficiência e garantia de alimentação gratuita a quem atua no evento. O balanço reflete a atuação integrada dos órgãos municipais na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. 

Social e inclusão - Nesta terça-feira (30), o Salvador Acolhe registrou o acolhimento de 69 crianças e adolescentes, garantindo cuidado e proteção aos filhos de trabalhadores que atuam no Festival da Virada. Ao longo do dia, foram realizados 20 atendimentos clínicos (14 infantis e seis adultos) e 43 administrações de medicamentos, totalizando 60 atendimentos multiprofissionais. Na área odontológica, o serviço contabilizou 110 escovações supervisionadas com aplicação tópica de flúor e 40 atendimentos clínicos. 

No eixo de enfrentamento ao trabalho infantil, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 767 abordagens e sete cadastros, sem registro de trabalho infantil no quarto dia do evento. Também foram identificadas sete situações de vulnerabilidade social, com oito encaminhamentos diversos à rede de proteção. O Mirante Acessível recebeu 141 pessoas, sendo 74 pessoas com deficiência e 67 acompanhantes, assegurando acessibilidade e conforto durante a programação. Já o Restaurante Popular instalado no circuito do evento serviu 1.400 refeições, destinadas a ambulantes, baleiros, baianas de acarajé e ajudantes cadastrados. 

Saúde - Nesta terça-feira (30), o Módulo Assistencial montado para o Festival Virada realizou 141 atendimentos em 24 horas, sendo 126 clínicos, cinco cirúrgicos, três ortopédicos e sete de enfermagem. Os principais motivos de atendimento foram náuseas, vômitos, cefaleia e dores em membros inferiores. No mesmo período, foram realizadas oito transferências, sendo três para Unidades de Pronto Atendimento e cinco para hospitais. O Serviço Social contabilizou 30 atendimentos, sendo 18 a pacientes e 12 a familiares. 

Vigilância sanitária - A Vigilância Sanitária realizou 55 fiscalizações nesta terça-feira (30), sendo 36 em serviços de alimentação, incluindo área de produção de alimentos, bares, barracas e food-trucks. Na área da saúde, foram fiscalizadas três ambulâncias, além do posto médico e do módulo de saúde. Dois camarotes também passaram por vistoria. As ações resultaram em orientações aos responsáveis. 

Trânsito - No quarto dia do festival, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não registrou retenções no tráfego no entorno da Arena O Canto da Cidade. Cerca de 160 veículos utilizaram as vagas de Zona Azul disponibilizadas. Os agentes emitiram 49 notificações por infrações de trânsito e realizaram uma remoção por estacionamento irregular. Foram registrados dois acidentes no perímetro da festa, ambos sem gravidade. Na Operação Respeite a Vida, 172 condutores foram abordados, com 11 notificações por recusa ao teste do etilômetro. 

Transporte - A Secretaria de Mobilidade (Semob) reforçou a operação de transporte público durante o quarto dia do Festival Virada Salvador 2026. Além da frota regular, oito ônibus reguladores deram apoio à operação, garantindo atendimento à demanda de deslocamento do público. Também foi realizada blitz de combate ao transporte clandestino de passageiros na região do evento. Ao todo, 60 veículos foram abordados, resultando em 14 notificações por infrações diversas e na remoção de dez veículos ao pátio. 

Ordenamento - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificou as ações de fiscalização durante o quarto dia do festival, realizando 253 vistorias em estabelecimentos e estruturas temporárias instaladas no circuito. As ações resultaram na emissão de 20 notificações, na remoção de 10 equipamentos, entre mesas e cadeiras, e na retirada de sete unidades de publicidade irregular. Além disso, foram promovidas 185 orientações, desativadas três atividades irregulares e realizados 35 monitoramentos sonoros nos palcos, assegurando o cumprimento da legislação municipal. 

As ações de ordenamento e fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contribuíram para um ambiente mais organizado na Arena O Canto da Cidade. Com atuação preventiva, as equipes intensificaram as abordagens de orientação e controle de acesso, reduzindo a entrada de objetos não autorizados. Na última noite, foram realizadas 22 apreensões, incluindo botijões de água mineral, carrinhos, cadeiras plásticas, churrasqueira, expositores de ferro, bancos de PVC e sacos com bebidas diversas. 

Tecnologia e conectividade - A atuação integrada da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) garantiu suporte tecnológico ao evento. Nesta terça-feira (30), foram registrados 3.164 atendimentos na plataforma Salvador Digital e 6.338 interações no WhatsApp oficial da Prefeitura. A infraestrutura digital do festival contabilizou 403 terabytes de tráfego, 656.159 conexões e 56.966 usuários conectados à rede gratuita de Wi-Fi Conecta Salvador. 

Iluminação pública - Durante a noite desta terça-feira (30), a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) manteve atuação contínua para garantir o pleno funcionamento do sistema de iluminação da Arena O Canto da Cidade e do entorno. Na área interna, foi corrigido um circuito intermitente que afetava projetores localizados atrás do palco. Na área externa, especialmente na orla, equipes normalizaram o funcionamento de luminárias convencionais, reforçando a segurança e o conforto do público que circulava pelo local.

Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS