Viver Salvador na Rua Chile começa nesta sexta-feira (5) com apresentações do Balé Folclórico e de Jau

Viver
Viver Salvador na Rua Chile começa nesta sexta-feira (5) com apresentações do Balé Folclórico e de Jau

O lançamento da mais nova edição do programa Viver Salvador acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 17h30, e contará com um cortejo do Balé Folclórico da Bahia pela Rua Chile, culminando em uma apresentação do grupo no Palco Duomo, instalado na Praça Municipal, no Centro Histórico. O cantor Jau sobe ao palco logo em seguida para um show especial, celebrando a abertura da programação, que vai até o dia 9 de novembro. 

O Viver Salvador é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para ocupar regiões da capital baiana com atividades de cultura e lazer, convidando os soteropolitanos a viverem a sua cidade. A primeira edição, ocorrida no dia 17 de agosto, ocupou o bairro do Comércio, entre o Mercado Modelo e o Doca 1, e foi um sucesso. 

Desta sexta-feira (5) até o dia 9 de novembro, a Rua Chile será palco de atividades gratuitas, com uma programação que reúne arte, música, gastronomia, design, oficinas, feiras, ações de bem-estar e experiências infantis. Além da rua mais antiga do Brasil, a nova edição do Viver Salvador também ocupará a Praça Municipal e áreas adjacentes com intervenções urbanas e estruturas cenográficas que promovem pertencimento, memória, diversidade e conexão intergeracional. A proposta é democratizar o acesso à cultura e estimular a economia criativa de forma afetiva e inovadora.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, afirma que o projeto é mais do que uma programação cultural; é um convite ao reencontro da população com o espaço urbano. “O Viver Salvador é um convite para que todos nós saiamos de casa e ocupemos com alegria e afeto os espaços públicos da nossa cidade. A Rua Chile vai pulsar cultura, história e beleza, mostrando o quanto Salvador é viva, criativa e cheia de possibilidades. Essa é uma iniciativa que reforça nosso compromisso em aproximar a arte das pessoas e em incentivar que cada soteropolitano viva, de fato, o dia a dia da cidade”, destaca a vice-prefeita.

Presidente da Associação da Rua Chile e curadora desta edição do Viver Salvador, Andrea Velame explica que a ocupação urbana pretende atrair olhares, mexer com emoções e provocar interações com o público. “Sou daquelas pessoas completamente apaixonadas pela minha cidade. Todos os temas ligados à arquitetura, decoração, arte, design, moda, gastronomia e turismo me interessam. Amo unir pessoas e criar projetos colaborativos. É um processo crescente de valorização do nosso passado com um olhar atento para o futuro. Tenho certeza que o Viver Salvador na Rua Chile vai impulsionar ainda mais essa região, gerando emprego e fortalecendo a nossa economia. Acredito que a união de pessoas e projetos colaborativos é o caminho da nossa cidade”, afirma. 

Ocupações - Entre os destaques do projeto, estão um túnel cenográfico com cobertura tensionada em lycra branca e lustres pendentes gigantes ao longo da Rua Chile, transformando o local em uma galeria a céu aberto; instalações instagramáveis como a Casa Submersa (espaço infantil interativo), o Coco Gigante (ponto de informações turísticas) e esculturas monumentais com humor visual. 

A lista de atrativos ainda conta com painel de street art na Rua das Vassouras; Palco Oca, com estrutura translúcida e iluminação cênica, onde ocorrem shows, corais e oficinas musicais; mobiliário urbano afetivo, com bancos e chapéus gigantes inspirados na obra do arquiteto Lelé; assim como paisagismo com gigantismo, incluindo vasos de até 2 metros com espécies tropicais. 

A cada semana, o Viver Salvador terá uma temática diferente. Primavera e Bem-estar, Design e Artesanato, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Consciência Negra e Memórias Afetivas de Salvador estarão entre os temas abordados. 

Entre as atividades, o público poderá participar de feiras de artesanato e antiguidades, oficinas criativas, aulas de yoga, apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre, contação de histórias, rodas de conversa e oficinas infantis. Barracas padronizadas com identidade visual retrô completam a cenografia das feiras.

Confira a programação do Viver Salvador na Rua Chile:

Sexta - 05/09 

18h às 19h - Dj Belle

19h às 20h - Cortejo do Balé Folclórico

20h às 20:30h - Dj Belle

20:30h às 22h - Jau

Sábado - 06/09 

18h às 19h - Dj Ian Fragas

19h às 20h - Jazz com Jazz na Avenida

20h às 20:30h - Dj Ian Fragas

20:30h às 22h - Miss Suéter

Domingo - 07/09 

17h às 20h - DJ Leo Mello

20h às 21:30h - Outras Vozes

Fotos: Divulgação/ Secom