Zoonoses segue com medidas de combate ao Aedes aegypti e alerta para o período intenso de chuvas

Zoonoses
Zoonoses segue com medidas de combate ao Aedes aegypti e alerta para o período intenso de chuvas

As chuvas que caem no município acendem ainda mais umalerta para o combate ao mosquito aedes Aegypti e para tanto, a Unidade de Controle de Zoonoses segue firme nas medidas e orientações à população.

 

Apesar de esse ser o período mais intenso, o órgão realiza atividades de combate desde janeiro, com visitas domiciliares e orientações, totalizando cerca de 177 mil domicílios inspecionados. As visitas nas residências acontecem periodicamente e os agentes intensificam os cuidados sobre a limpeza das casas e dos terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados, como os que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito.

 

 “Temos feito um trabalho intenso de visitas, mas alertamos a população que fique alerta aos locais que possam armazenar água parada porque o mosquito se prolifera nos menores locais. Essa luta tem que ser constante e de todos”, explica o coordenador da Zoonoses, Sérgio Malta.Ele ressalta que de janeiro até os últimos dias, foram notificados no município 73 casos, sendo quatro de dengue, 32 de chikungunya e cinco de zika.

 

Sérgio enfatiza que no dia 5 de agosto haverá uma grande atividade juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde – o Dia D Estadual de limpeza em combate ao Aedes aegypti. “O Estado está realizando essa ação devido ao aumento de casos para arboviroses na Bahia, especialmente pelos óbitos, então eu gostaria de frisar a importância da conscientização da população; esse é um trabalho em cadeia”, diz.

 

Durante os festejos juninos, a equipe da Unidade de Controle de Zoonoses esteve com um estande distribuindo panfletos e orientando a população para o combate, com explicações de como o mosquito se prolifera e como pode ser evitado.