Alta ocupação e investimentos imobiliários aquecem o turismo em Itacaré

Alta
Cidade do litoral sul da Bahia registra recorde de visitantes e vai ganhar novo empreendimento do Grupo Aguilar Lima

Um dos destinos mais “hypados” do verão baiano, Itacaré confirma a preferência na alta estação com número recorde de visitantes e de ocupação de leitos em 2026. De acordo com estimativas da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a cidade recebeu durante o período carnavalesco 50 mil turistas, superando o volume do ano passado. A boa fase é puxada pela expansão do setor hoteleiro, que representa uma grande fatia na economia local.

Atraindo os olhares do Brasil e do mundo por suas belezas naturais, ecoturismo e vida noturna agitada, Itacaré também se destaca pela infraestrutura de suas hospedarias, com opções econômicas e luxuosas. O potencial do segmento impacta moradores, hóspedes e gestores, atuando como um motor de desenvolvimento econômico, urbano e social na cidade.

Segundo Pedro Aguilar Lima, diretor comercial da rede de hotéis Aguilar Lima, o crescimento é resultado de uma combinação entre a busca pelos atrativos da cidade do litoral sul baiano com a gama de serviços oferecidos pelo GAL.

“Em janeiro de 2026 tivemos um crescimento de 17% comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa fidelização e aumento se deve a boa experiência dos nossos clientes em nossas acomodações, que atendem aos mais diversos gostos, junto com tudo que Itacaré representa enquanto um verdadeiro Destino Completo”, disse.

Responsável por administrar quatro estabelecimentos localizados no coração de Itacaré - Resende Imperial Hotel e Spa, Terra Boa Hotel Boutique e pousadas Pedra Torta e Vira Canoa -, o Grupo Aguilar Lima anuncia expansão. O novo projeto tem previsão de conclusão em 2028 e contará com cem unidades habitacionais.

“Esse novo empreendimento não é apenas um projeto imobiliário. É mais um passo consistente dentro de um plano de crescimento estruturado do Grupo Aguilar Lima. Seguimos acreditando em Itacaré, no potencial do destino e na força do turismo bem feito, com gestão profissional, governança e visão de longo prazo. Crescer exige responsabilidade. E é exatamente assim que estamos construindo.” Concluiu.

Itacaré, destino em ascensão

No início de 2026, Itacaré consolidou-se como um dos destinos mais procurados do estado, registrando taxas de ocupação hoteleira próximas a 100% durante o verão, segundo a Secretaria Municipal de Turismo. A pasta ainda afirma que a cidade concentra cerca de 10 mil leitos, entre resorts, hotéis, pousadas e locações por temporada.

A infraestrutura turística do município de quase 30 mil habitantes cresceu exponencialmente na última década, com qualificação e investimento da rede hoteleira, políticas de preservação ambiental e sustentabilidade e diversificação do público, atraindo mochileiros, surfistas, famílias e viajantes de alto padrão.

“Esse aumento considerável do fluxo de turistas no município é reflexo de ações promocionais e investimentos que têm sido realizados ao longo dos últimos anos. Participação em feiras, capacitações para agentes e operadoras, famtours, presstrips, engajamento em redes sociais e o evento Top Operadoras Turísticas Itacaré, são exemplos de iniciativas promovidas pelo trade e Secretaria Municipal de Turismo, que contribuem para essa ascensão”, disse Patrícia Veras, Secretária Municipal de Turismo.

Fotos: ascom