Cisp de Joaquim Gomes vai fechar cinturão de segurança na região

Cisp
Cisp de Joaquim Gomes vai fechar cinturão de segurança na região

Ao assinar ordem de serviço para início da obra, Renan Filho anunciou a instalação dos Centros Integrados de Segurança Pública de Novo Lino e de Colônia Leopoldina




O cinturão de segurança começa a se fechar em torno da região Norte de Alagoas. Isso porque o governador Renan Filho e o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram, nesta sexta-feira (7), a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Joaquim Gomes, que será o 27º erguido no Estado. O chefe do Executivo anunciou, ainda, a instalação de mais duas unidades, uma em Novo Lino e outra em Colônia Leopoldina.

“A decisão de fazer o Cisp de Joaquim Gomes é para que a gente possa monitorar melhor a BR-101, num dos trechos que mais necessitam de atenção em Alagoas no que concerne à ocorrência de assaltos a ônibus, de pequenos furtos e de roubo de cargas”, observou Renan Filho, acrescentando que a mesma estratégia de monitoramento está sendo feita ao longo da rodovia litorânea AL-101 Norte, onde já foram instalados Cisps em São Miguel dos Milagres e São Luís do Quitunde.

Nesta mesma região serão instalados Centros Integrados em Matriz de Camaragibe e Porto Calvo. Renan Filho espera, até o final deste segundo mandato, atingir a meta de 40 Cisps instalados em Alagoas, cobrindo 60% da população com essa eficiente estratégia de segurança pública.

Até o momento, 24 Cisps estão em funcionamento no Estado e outros dois, prestes a serem entregues nos municípios de Lagoa da Canoa e Coruripe. “Isso garante a Alagoas alcançar melhores resultados na segurança pública a cada dia. Neste último mês, inclusive, recolhemos os melhores resultados que o Estado já obteve em um mês com o menor número de homicídios e de assaltos a coletivos. Estamos ainda há quase um ano sem registrar assaltos a instituições financeiras. Isso demonstra a dedicação e a eficiência da polícia alagoana”, comentou Renan Filho.

Depois de quatro meses, desde que teve início a pandemia da Covid-19, o governador voltou a assinar uma ordem de serviço para a construção de um Cisp. O ato ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou, ainda, com as presenças do diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; dos comandantes-gerais da Polícia Militar, Marcos Sampaio; e do Corpo de Bombeiros, André Madeiro; do deputado estadual Antônio Albuquerque e do prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros.

“Esse Cisp, sem dúvida nenhuma, será muito benéfico para todos nós e para a região como um todo. Com certeza teremos uma eficiência maior no desempenho dos trabalhos da polícia na região”, agradeceu o prefeito de Joaquim Gomes.

O secretário Lima Júnior lembrou que com a chegada do Cisp, o município também é contemplado com o Programa Força Tarefa de Segurança Pública, além de quatro viaturas de grande porte.

“Com o Cisp, o município ganha o serviço 24 horas da Polícia Civil para o registro de boletins de ocorrência, um reforço no policiamento e o fortalecimento da integração das forças policiais na região”, pontuou Lima Júnior. Serão investidos na construção do Cisp de Joaquim Gomes cerca de R$ 1,8 milhão.

“Temos visto que ali em Joaquim Gomes existe uma área que necessitava de um suporte maior da Segurança Pública. A instalação desse Cisp vai refletir em Colônia Leopoldina, em Novo Lino, Flexeiras e na região toda, fechando com Messias, que já possui um Cisp”, finalizou o secretário.

Texto de Severino Carvalho
Foto: Márcio Ferreira

Veja fotos em Cisp de Joaquim Gomes vai fechar cinturão de segurança na região